Estudantes do campus unem-se ao mundo para realizar experiência de física

Já pensou em medir a circunferência do planeta? Os estudantes do IFRS – Campus Osório participaram de um projeto internacional chamado Experimento de Eratóstenes, onde puderam descobrir – com a ajuda do sol, de bastões e matemática – a medida circular da Terra. A atividade foi orientada pelos professores de física Alessandro Bucussi, Marla Heckler e Terrimar Pasqualetto.

O experimento consiste em medir, ao meio dia e vinte e sete minutos, a sombra de um bastão de 1 metro de comprimento disposto verticalmente sobre o solo. A partir dos dados obtidos por outras escolas localizadas aproximadamente no mesmo meridiano, da distância entre essas escolas e da geometria, os estudantes são capazes de calcular a circunferência aproximada do planeta Terra.

Mais que reproduzir a experiência de Eratóstenes no início do século III a.C., há mais de 2300 anos, a iniciativa permite que os alunos “tenham contato com elementos da História da Ciência, percebam a relação entre diferentes disciplinas como Física, Geografia e Matemática e ainda discutam e exercitem princípios científicos”, afirmou o professor Terrimar.

A iniciativa é organizada com o apoio da União Astronômica Internacional (IAU) no marco das comemorações de seu centenário e dos avanços astronômicos que moldaram a ciência, a tecnologia e a cultura ao longo do último século. A proposta prevê que diferentes escolas ao redor do mundo reproduzam o experimento e através da troca de informações sobre suas medidas, determinem a circunferência terrestre.