Premiação
Estudantes conquistam premiação na FBJC
última modificação em 29 de junho de 2020
Dois projetos do Campus Osório receberam destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2020. O evento, totalmente online, foi idealizado por jovens do país com experiência em pesquisa, entre as quais a egressa premiada Juliana Estradioto. Os números apontam que o objetivo do evento, de democratizar o acesso a oportunidades científicas, foi obtido: 3/4 dos estudantes participantes foram de instituições públicas. Mais da metade meninas e e mais de 40% se identificaram como pretos, pardos, amarelos ou indígenas.
O trabalho ‘Análise de iniciativas envolvendo o uso da lógica de programação para o desenvolvimento do sistema educacional no Ensino Médio’, da estudante Natália Bernardo (4° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) e orientadado pela professora Anelise Kologeski, conquistou o terceiro lugar na área de Ciências Humanas. A pesquisa analisa a eficiência da implementação da Lógica de Programação, fornecendo um material para docentes e demais pesquisadores para que possa ser incentivada a inclusão digital em suas instituições de ensino.
Já o estudo ‘Participação social, governança das políticas públicas em Osório – RS e o conceito de comunidade cívica de Robert Putnam’, da estudante Victórya Leal (2° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) e orientado pelo docente Márcio Pozzer, ficou com o quarto lugar no Prêmio de Apoiadores -Democratização à Ciência Mettzer. A pesquisa visa auxiliar no aprimoramento da administração pública do município, principalmente na área cultural, área em que há, historicamente, carência de informações e banco de dados sobre os pequenos municípios brasileiros.
Victórya, que só havia participado de feiras científicas regionais, comemora sua conquista: “O evento científico é a cereja do bolo de um processo muito grande que envolve a ciência, e meu primeiro evento a nível nacional ter acontecido dessa maneira tão linda e inovadora que foi a FBJC me dá muito alegria. Pude me conectar com jovens cientistas de todo país e conhecer muito mais sobre a pesquisa pré-universitária produzida. Além de que as palestras e workshops foram extremamente enriquecedores. Estou muito feliz pela minha premiação e pela da minha amiga e colega Natália. Mais uma vez, o IFRS – Campus Osório se saiu muito bem!”
O Campus Osório também foi representado pela pesquisa ‘Constelações inclusivas: figuras que contam histórias’, da estudante Fabíola Pelissoli (4° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio), orientada pela docente Marla Heckler. O trabalho busca analisar o que já foi criado na área do ensino de Física e Astronomia para produzir materiais que auxiliem estudantes com deficiência visual a compreenderem melhor o céu, como as constelações táteis de papel machê e papelão. Também busca fazer a inserção de novos métodos de ensino-aprendizagem que sejam acessíveis para todos.
As três jovens cientistas se uniram às estudantes do Campus Amanda Di Lorenzi, Júlia Destro e Camily Pereira para formar a equipe STEM Girls Osório na atividade ‘Maratona de Inovação’, cujo resultado será divulgado somente na quinta-feira, 2 de julho.
Sobre a FBJC
Em sua primeira edição, o evento reuniu 700 cientistas pré-universitários de todo país em três dias de evento transmitidos pelo canal do YouTube da FBJC, com mais 60 mil visualizações. Os 284 projetos de pesquisa apresentados concorreram a primeiro, segundo e terceiro lugares em suas áreas, além de credenciamentos para outras feiras, inclusive internacionais, patrocínios, entre outras premiações.
A feira também contou com worshops (mais de 60), painel, palestras, atividades culturais e Maratona de Inovação. O ponto alto do evento foi a palestra “Como é ser uma cientista profissional?”, com as renomadas Márcia Barbosa, da UFRGS, e Eliade Lima, da UNIPAMPA. Confira a gravação: https://youtu.be/53GsOGtccPU
Na Maratona de Inovação, 56 equipes participaram de três dias de desafios voltados à inovação, criatividade, resolução de problemas e design thinking. Os times que se destacarem (resultado será divulgado no dia 2 de julho) serão reconhecidos com uma premiação especial surpresa dos patrocinadores e apoiadores do evento.