Estudantes conquistam premiação na FBJC

Dois projetos do Campus Osório receberam destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), realizada nos dias 26,  27 e 28 de junho de 2020. O evento, totalmente online, foi idealizado por jovens do país com experiência em pesquisa, entre as quais a egressa premiada Juliana Estradioto. Os números apontam que o objetivo do evento, de democratizar o acesso a oportunidades científicas, foi obtido: 3/4 dos estudantes participantes foram de instituições públicas. Mais da metade meninas e e mais de 40% se identificaram como pretos, pardos, amarelos ou indígenas.

O trabalho ‘Análise de iniciativas envolvendo o uso da lógica de programação para o desenvolvimento do sistema educacional no Ensino Médio’, da estudante Natália Bernardo (4° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) e orientadado pela professora Anelise Kologeski, conquistou o terceiro lugar na área de Ciências Humanas. A pesquisa analisa a eficiência da implementação da Lógica de Programação, fornecendo um material para docentes e demais pesquisadores para que possa ser incentivada a inclusão digital em suas instituições de ensino.

Já o estudo ‘Participação social, governança das políticas públicas em Osório – RS e o conceito de comunidade cívica de Robert Putnam’, da estudante Victórya Leal (2° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) e orientado pelo docente Márcio Pozzer, ficou com o quarto lugar no Prêmio de Apoiadores -Democratização à Ciência Mettzer. A pesquisa visa auxiliar no aprimoramento da administração pública do município, principalmente na área cultural, área em que há, historicamente, carência de informações e banco de dados sobre os pequenos municípios brasileiros.

Victórya, que só havia participado de feiras científicas regionais, comemora sua conquista: “O evento científico é a cereja do bolo de um processo muito grande que envolve a ciência, e meu primeiro evento a nível nacional ter acontecido dessa maneira tão linda e inovadora que foi a FBJC me dá muito alegria. Pude me conectar com jovens cientistas de todo país e conhecer muito mais sobre a pesquisa pré-universitária produzida. Além de que as palestras e workshops foram extremamente enriquecedores. Estou muito feliz pela minha premiação e pela da minha amiga e colega Natália. Mais uma vez, o IFRS – Campus Osório se saiu muito bem!”

O Campus Osório também foi representado pela pesquisa ‘Constelações inclusivas: figuras que contam histórias’, da estudante Fabíola Pelissoli (4° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio), orientada pela docente Marla Heckler. O trabalho busca analisar o que já foi criado na área do ensino de Física e Astronomia para produzir materiais que auxiliem estudantes com deficiência visual a compreenderem melhor o céu, como as constelações táteis de papel machê e papelão. Também busca fazer a inserção de novos métodos de ensino-aprendizagem que sejam acessíveis para todos.

As três jovens cientistas se uniram às estudantes do Campus Amanda Di Lorenzi, Júlia Destro e Camily Pereira para formar a equipe STEM Girls Osório na atividade ‘Maratona de Inovação’, cujo resultado será divulgado somente na quinta-feira, 2 de julho.

Sobre a FBJC

Em sua primeira edição, o evento reuniu 700 cientistas pré-universitários de todo país em três dias de evento transmitidos pelo canal do YouTube da FBJC, com mais  60 mil visualizações. Os 284 projetos de pesquisa apresentados concorreram a primeiro, segundo e terceiro lugares em suas áreas, além de credenciamentos para outras feiras, inclusive internacionais, patrocínios, entre outras premiações.

A feira também contou com worshops (mais de 60), painel, palestras, atividades culturais e Maratona de Inovação. O ponto alto do evento foi a palestra “Como é ser uma cientista profissional?”, com as renomadas Márcia Barbosa, da UFRGS, e Eliade Lima, da UNIPAMPA. Confira a gravação: https://youtu.be/53GsOGtccPU

Na Maratona de Inovação, 56 equipes participaram de três dias de desafios voltados à inovação, criatividade, resolução de problemas e design thinking. Os times que se destacarem (resultado será divulgado no dia 2 de julho) serão reconhecidos com uma premiação especial surpresa dos patrocinadores e apoiadores do evento.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite de domingo (28) e também pode ser acessada em https://youtu.be/M3WbzJ2GcB8