Estudante integra delegação brasileira na maior feira de ciências do mundo

Estudante comemora estreia em evento internacional

Inicia nesta segunda-feira, 3 de maio de 2021, a ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair – maior feira de ciências do mundo. E o Campus Osório estará representado no evento pela oitava vez! Victórya Leal Altmayer Silva, estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Médio, apresentará o ‘Projeto  Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho’.

O trabalho de pesquisa buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho, realizando o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí e tendo como primeiro resultado a criação de um aplicativo de celular inovador no mercado internacional tecnológico, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como e-commerce. A orientação é da professora Flávia Twardowski, atual diretora do Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

Orientadora e estudante participaram da preparação para o evento

A jovem já obteve diversos reconhecimentos com esse projeto: Só na 19ª edição da Febrace, realizada em março, ficou com o 1º lugar na área ‘Ciências Sociais Aplicadas’, conquistou o ‘Prêmio Destaque Unidades da Federação’, garantindo o posto de  melhor projeto do Estado do Rio Grande do Sul frente a outros 31 participantes e com o ‘Prêmio Regeneron ISEF’ recebeu o credenciamento para o evento internacional. > Confira a matéria: Estudantes conquistam premiações na Febrace, com destaque de melhor projeto do RS e credenciamento para evento internacional

“Estar na ISEF é a realização de um sonho para mim, afinal é a maior feira de ciências do mundo e minha primeira competição internacional. E é uma honra estar representando, não mais só minha escola ou estado, mas a ciência brasileira jovem e, no meu caso, social. Espero que essa seja a primeira de muitas oportunidades grandiosas que a educação e a ciência me proporcionarão”, comemora Victórya. Ansiosa pela estreia em eventos internacionais, a estudante deixa um conselho a todos os jovens cientistas do Brasil: “Amem e acreditem nas suas ideias mais insanas, porque todo dia é possível mudar um pouco o mundo através da inovação!”.

A delegação brasileira no evento conta com a participação de 23 estudantes, com 18 projetos. Do Rio Grande do Sul, além de Victórya, há dois projetos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano e outro do IFRS, da estudante Lorenza Pabst Botton, do Campus Bento Gonçalves, credenciada pela Mostratec 2020. Com a pesquisa ‘Razão e paixões na moralidade em Hume’, orientada pelo professor Franco Nero Antunes Soares, obteve a segunda colocação na área ‘Educação e Humanidades’, recebeu o ‘Prêmio Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul’ e ainda o destaque ‘Prêmio APM-Liberato – CNPq’.

Nas participações anteriores do Campus Osório, de 2015 a 2019, os projetos sempre receberam alguma premiação. A de maior repercussão foi em 2019, quando a estudante Juliana Estradioto conquistou o 1º lugar na área de ‘Ciência dos Materiais’ – premiação que a colocou em destaque no cenário da pesquisa. > Relembre na matéria: Pesquisa do IFRS conquista 1º lugar em Ciência dos Materiais na maior feira de Ciências do mundo – Intel Isef

Para a professora Flávia, participar da ISEF é uma oportunidade indescritível: “É um local de trocas, não apenas para os estudantes, mas também para os orientadores. Um momento em que podemos vivenciar as diferentes práticas realizadas em diversos países em prol da ciência jovem. É uma honra poder participar da ISEF pela oitava vez levando o nome do IFRS Campus Osório para o mundo!.

Sobre a ISEF Regeneron

O evento ocorre em duas etapas, com a apresentação das pesquisas de estudantes de 3 a 6 maio e realização de palestras, feiras, exposições e divulgação dos projetos premiados entre 16 e 21. Essa edição, totalmente virtual, reunirá mais de 1836 jovens pesquisadores, de 65 países, regiões e territórios, com 1480 projetos.