Início do conteúdo

Educação antirracista é tema de palestra no Campus Osório do IFRS


No dia 29 de agosto de 2023, no Campus Osório do IFRS, aconteceu a palestra Diálogos com a Pós: Educação Antirracista, com as professoras Isabel Silveira dos Santos, Elizabete Alves e Karoline Alves. As convidadas trouxeram para debate suas vivências enquanto mulheres negras e professoras da rede pública de educação.

O evento foi aberto à comunidade externa e contou com a participação de pessoas docentes das redes públicas de educação e licenciandas do litoral norte do Rio Grande do Sul.

A palestra foi organizada pela turma de 2023 da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional, em uma experiência de curricularização da extensão construída na disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação.

Além dessa ação, a turma também organizou o minicurso Cultura e Arte Afro Brasileira: Possibilidades de Práticas Pedagógicas Antirracistas que acontecerá no dia 15 de setembro de 2023, das 14h às 16h, como parte da 13ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Moexp) do Campus Osório do IFRS. No minicurso serão socializadas propostas pedagógicas interdisciplinares para fomentar práticas antirracistas na educação básica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 13 de setembro no site da Moexp. O público-alvo são docentes da educação básica, estudantes de licenciatura e pessoas interessadas em geral.

Mais informações sobre as palestrantes:

Isabel Silveira dos Santos é professora de história aposentada da rede municipal de Osório. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a pesquisa “Cultura teatral no Rio Grande do Sul: raça, identidade e pedagogias culturais”. Sua dissertação foi premiada pela Fundação Palmares no Concurso Nacional sobre Cultura Afro-brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-latina em 2010. É membra externa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Osório do IFRS e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (Geders) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Membra do coletivo Matutar, uma associação de pessoas que acreditam na importância da participação da população nos processos de desenvolvimento social, cultural, político, ambiental e econômico para a plena conquista da dignidade para todas as pessoas da comunidade.

Elizabete Alves é professora aposentada, formada pela Ulbra Torres, especialista em supervisão e orientação escolar, aposentada desde 2021.Nos anos 2000, trabalhou ativamente na luta pelos direitos do quilombo Associação Comunitária Rosa Osório Marques de Morro Alto, formado por mais de 400 famílias. Exerce na Associação o cargo de presidente há 8 anos.

Karoline Alves Rodrigues é graduada em pedagogia, professora efetiva de Educação Infantil e Anos Iniciais da Rede Pública Municipal de Capão da Canoa. Brinquedista pelo núcleo ABBri desde 2014, é responsável pela primeira brinquedoteca cadastrada na Associação Brasileira de Brinquedotecas do município de Xangri-lá. Representante Cultural e Remanescente do Quilombo do Morro do Alto. Idealizadora do projeto de aulas de Cavaquinho, violão e Ukulele na comunidade Quilombola de Morro Alto para estudantes a partir de 10 anos da escola quilombola e demais adultos interessados. Para menores de 10 anos, mantém o projeto “Raízes, Ancestralidade e Africanidades”, no qual brincadeiras, jogos, danças e histórias contadas pelos griôs fortalecem o elo entre gerações e a valorização das manifestações culturais. Intérprete , compositora musical e contadora de histórias em eventos.

Este texto foi elaborado por Julia Ferri Pinto, em parceria com a Turma de 2023 da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional, no âmbito da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação ministrada pelas professoras Marla Heckler e Roberta dos Reis Neuhold.

Fotografia de Ana Paula da Cunha Goes.

 

Fim do conteúdo