Cursos do IFRS recebem quatro e três estrelas do Guia da Faculdade

De 19 cursos superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) avaliados pelo Guia da Faculdade na edição de 2021, 13 receberam quatro estrelas, que significa conceito muito bom e seis  três estrelas, que representa bom.

Os quatro estrelas são os cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves; Licenciatura em Matemática do Campus Caxias do Sul; Engenharia Mecânica do Campus Erechim; Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica do Campus Farroupilha; Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Feliz; Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório; Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande; Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia do Campus Sertão.

Os três estrelas: Licenciatura em Matemática do Campus Canoas; Licenciatura em Química do Campus Feliz; Agronomia, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática do Campus Ibirubá; e Licenciatura em Matemática do Campus Osório.

Segundo informações da chefe do Departamento de Avaliação Institucional e procuradora educacional do IFRS, Margarida Prestes de Souza, apenas esses cursos do IFRS foram avaliados para a pesquisa deste ano. O Guia avaliou o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), o corpo docente e a infraestrutura, a partir de informações fornecidas pelos coordenadores dos cursos.

O Guia da Faculdade é uma parceria entre o Estadão e a empresa Quero Educação. Os resultados da edição de 2021 foram divulgados no Jornal o Estado de São Paulo na edição de domingo, dia 24 de outubro.

A classificação vai até 5 estrelas, que é o máximo a ser conquistado. Esta edição reúne exclusivamente os cursos que receberam 3, 4 e 5 estrelas como resultado da pesquisa do Guia da Faculdade em 2021.

Como é feita a avaliação dos cursos:

O Guia utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, por qual analisou a qualidade de mais de 16 mil cursos superiores do Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores de ensino superior.

São mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior que se cadastraram para atuar como avaliadores. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso em relação a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura.

Com a média das notas, os cursos são apresentados pelo Guia da Faculdade em faixas de estrelas, segundo os conceitos: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom) e não-estrelados.

Informações sobre o Guia da Faculdade 2021 poderão ser consultadas nos seguintes sites:

Quero Educaçãoquerobolsa.com.br/guia-da-faculdade

O Estado de S. Paulopublicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade