Campus realiza formatura do curso de qualificação profissional de Masseiro

Na noite de sexta-feira, 7 de dezembro de 2018, o auditório do Campus Osório foi palco da solenidade de formatura do curso Masseiro, modalidade Proeja Fic (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada). A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do campus, Claudino Andrighetto, que concedeu o título a sete estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz.

Também compuseram a mesa de honra a diretora da Escola Albatroz, Marinilda Terezinha Pires, o coordenador de Desenvolvimento Institucional do campus, Éder Morari, a paraninfa da turma, Flávia Twardowski, e o coordenador do curso de Masseiro, Marcelo Vianna.

Receberam certificados Elisaline Emcke dos Santos, Gabriel Lessa Paz, Ingrid Pereira, Jossiara Gonçalves da Silveira, Mariana dos Santos Alves, Vitória Martins da Silveira e Yasmin Figueira Armichi. Os jovens ficaram emocionados com as palavras de carinho da paraninfa Flávia, que destacou o crescimento pessoal e o aprendizado que obteve ao conviver com cada um deles.

A diretora da Escola Albatroz parabenizou seus alunos por ter ultrapassado todos obstáculos e concluído os dois cursos, agradeceu ao Instituto por ter oferecido a parceria e colocou-se à disposição para novas oportunidades. “Espero que continuemos com essa modalidade de curso, pois vale muito a pena investir nos nossos estudantes com uma formação para o mercado de trabalho”, disse Marinilda.

Ao final, o diretor-geral Claudino Andrighetto enfatizou a satisfação da instituição em receber os jovens como alunos uma vez na semana ao longo do ano, colocou o Campus Osório à disposição e desejou que continuem estudando em busca de novos e melhores desafios.

A oferta do curso de qualificação profissional para estudantes concluintes do Ensino Fundamental foi possível por meio de um convênio firmado entre o campus e a escola. Nos anos de 2016 e 2017, a oportunidade foi oferecida a estudantes da Escola Major João Antônio Marques, de Xangri-lá.

A cerimônia encerrou com uma foto oficial da turma e um coquetel foi oferecido pelas duas instituições de ensino para comemorar a conquista. Entres os formados, um já conseguiu emprego na área: Vitória da Silveira trabalha na padaria do seu bairro e, segundo ela, o curso abriu portas. “Atuo no atendimento, mas procuro colocar em prática em casa o que aprendi, para me aperfeiçoar. Fiz até o bolo de aniversário do meu padrasto! Foi ótimo participar de tudo isso, ter aulas aqui no IFRS e conhecer a Flávia, uma pessoa excepcional, que consegue ser melhor até que o próprio curso!”, conta a jovem de 16 anos.