Campus Osório tem equipe selecionada no Power4Girls

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tem duas, entre as 20 equipes do país selecionadas para o Power4Girls – Empower to Lead!. São dos campi Osório e Caxias do Sul os projetos que serão desenvolvidos no programa, que é promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com o Instituto Glória. O resultado foi anunciado no dia 4 de fevereiro, no site power4girls.com.br.

A proposta enviada pelo Campus Osório é da equipe Gurias nas Ciências, intitulada Busca de uma alternativa aos plásticos a partir da produção de biopolímeros através da fermentação microbiológica de materiais descartados pela indústria gaúcha. Partiu do interesse das estudantes, que fazem pesquisa no campus desde o ensino fundamental, em desenvolver um biopolímero capaz de substituir os plásticos sintéticos utilizados pelas áreas da biomedicina, farmácia, eletrônica, vestuário e alimentícia, a partir de resíduos agroindustriais, utilizando o subproduto do suco de uva e vinho (bagaço) e o pseudocaule da bananeira.

Realizado pelas estudantes do Ensino Médio Integrado Amanda Ribeiro Machado (3° ano do Técnico em Administração), Giovana Vargas Martins (2° ano do Técnico em Informática), Isadora Mittmann Armichi (3° ano do Técnico em Administração e Marcelle Scheffer dos Santos (2° ano do Técnico em Informática), tem orientação da professora Flávia Twardowski.

O trabalho se debruça na problemática do lixo plástico no mundo, onde o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais produzem e descartam esses resíduos. O montante representa 11,3 milhões de toneladas e, além de necessitar de um longo tempo de decomposição, gera ilhas de plásticos nos oceanos, afeta a biodiversidade marinha e retarda a decomposição de outros materiais.

O projeto também prevê realizar ações de conscientização da comunidade acerca da Economia Circular para mostrar que, com uma sociedade mais informada sobre os problemas provocados pela grande quantidade de lixos plásticos, é possível ter uma produção mais limpa.

A proposta do Campus Caxias do Sul é do grupo grupo Purelas e tem como título Suplemento alimentar para ruminantes como forma de reduzir o o óxido nitroso do efeito estufa que é liberado pelas excretas desses animais. Segundo a professora Rachel Nasser, orientadora do projeto, a iniciativa e a ideia da temática foram das próprias alunas.

O objetivo da equipe é criar um suplemento para a alimentação de ruminantes capaz de reduzir a lignina da sua ração, que é o que fermenta no rúmen bovino, gerando o óxido nitroso no organismo desse animal. Esse é um gás nocivo para a camada de ozônio, que potencializa sua degradação, aumenta o aquecimento global e piora o efeito estufa. Segundo a equipe, estima-se que, se o óxido nitroso das excretas dos animais for reduzido, será possível diminuir em até 69% as emissões de gases do efeito estufa.

Compõem a equipe as estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Plásticos: Ana Carolina Lopes da Rosa, Eduarda Buttenbender Pereira, Emanuelli Ramires Cadorin e Ketelyn Rubert. Para conhecer mais o projeto, acesse no Instagram @_purelas_

Sobre o Power4Girls

Destinada a toda a rede pública federal do ensino médio, o programa visa empoderar meninas por meio de estratégias voltadas ao empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. A edição de 2022 tem como tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, unindo forças com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A seleção dos projetos foi feita por edital, com base nas propostas que causassem mais impactos positivos em sua comunidade, cidade, estado ou em todo o país.

As 20 melhores ideias selecionadas pelo Comitê do Power4Girls serão desenvolvidas ao longo do programa, nos meses de março a agosto. A abertura oficial ocorre em evento on-line, nos dias 7 e 8 de março, mas as equipes já conheceram seus mentores na quarta-feira, 10 de fevereiro. O encerramento do programa está previsto para acontecer de forma presencial em Brasília, em 09 e 10 de setembro.

Informações sobre o Campus Caxias do Sul –  Projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades” – bolsista Cinara Oliveira Padilha, estudante do Campus Viamão do IFRS.