Campus é destaque nos EUA e Espanha na mesma semana

Dois grupos de estudantes representaram o IFRS – Campus Osório em eventos internacionais na última semana. As estudantes Júlia Oscar e Vanessa da Rosa participaram da Genius Olympiad 2019, realizada nos dias 17 e 18 de junho, em Nova Iorque, Estados Unidos. Já os alunos Richard Espíndola, Vitória de Souza, Natália Bernardo e Júlia Matos apresentaram três projetos no XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa 2019, em Madri, na Espanha.

Júlia Oscar e Vanessa da Rosa trouxeram na bagagem mais uma premiação para o IFRS – Campus Osório: a Menção Honrosa pela pesquisa “Qualidade Ambiental das Areias de Praia do Litoral Norte Gaúcho”. O trabalho investigou as condições sanitárias das areias das praias de Cidreira e Atlântida Sul, ampliando para além da água, a análise realizada somente no período do veraneio.

Para isso, as alunas do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio coletaram amostras e analisaram a quantidade de coliformes termotolerantes e totais contidos nela. O projeto também recebeu o prêmio Marinha do Brasil durante a 33ª Mostratec, em outubro de 2018, e resultou em um decreto da prefeitura de Cidreira, que se compromete com ações em prol da qualidade ambiental das areias.

Para Vanessa, as praias de todo o país merecem uma análise mais ampla: “Quando atestamos a qualidade ambiental de uma praia a partir das análises da areia e da água, temos uma noção concreta se aquele ambiente é impróprio ou não para contato humano”. Segundo a estudante, a solução é muito mais do que apenas o cuidado do meio ambiente: “Quando solucionamos esse problema, solucionamos paralelamente vários outros problemas de saúde”.

A orientação é da professora Flávia Twardowski e coorientação de Claudius Jardel Soares. “Nós ganhamos muito mais do que essa menção… Nós mudamos a nós mesmos e conhecemos pessoas diferentes. Ao longo do projeto, as meninas superaram várias barreiras, se dedicaram totalmente à pesquisa e amadureceram muito. Colheram os frutos desse trabalho incrível”, disse Flávia – que já apresentou 15 trabalhos no exterior.

Em solo europeu…

Os discentes apresentaram as pesquisas orientadas pela professora de Informática Anelise Kologeski. Mais de 800 trabalhos foram aceitos para participar do congresso, que ocorreu de 19 a 21 de junho.

O projeto “Programando Fácil: Conhecendo a Computação”, de autoria de Richard Espíndola e Vitória de Souza, tem por finalidade divulgar o campus nas escolas da região, através de oficinas que envolvem e estimulam o raciocínio lógico e o pensamento computacional nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Em 2018, o projeto atendeu 142 alunos, dos quais 34 participaram do processo seletivo da instituição para o ano de 2019.

O trabalho “O uso da lógica de programação para o desenvolvimento do sistema educacional”, de autoria de Natália Bernardo, estudou o impacto que o ensino da lógica de programação pode trazer para a vida dos estudantes, avaliando a consequência disso no desempenho escolar. Já a pesquisa “Novas Tecnologias”, feita por Júlia Matos, investiga o uso das novas tecnologias no cotidiano, com foco na inclusão e acessibilidade.

Para Richard, a participação no evento representou um incentivo para seguir na área: “Tivemos aprendizados incríveis para continuar trabalhando com Pesquisa e Extensão, com o objetivo de proporcionar transformações à sociedade”.