Estudantes
Ano letivo 2025: aulas iniciam no dia 17 de fevereiro, com programação de recepção
O Campus Osório está realizando os últimos ajustes para receber os estudantes na volta às aulas 2025. A data de retorno de quem já é estudante e dos que ingressam neste ano pelo Processo Seletivo 2025/1 está definida no Calendário Acadêmico: 17 de fevereiro.
A programação para o dia é organizada pela Assistência Estudantil e inicia com a recepção dos estudantes no saguão do Bloco A, que fica na entrada do campus. Conta com apresentações culturais, orientações gerais, intervalo estendido e atividades específicas voltadas aos novos alunos, como apresentação dos espaços da unidade de ensino.
Para desejar as boas-vindas e um ótimo ano letivo a todos e todas, preparamos algumas dicas que podem ser úteis aqui no #MundoIFRS:
Horário das aulas
No turno da manhã, as aulas iniciam às 07h40 e vão até às 12h05, com o intervalo ocorrendo das 10h10 às 10h25. À tarde, a entrada se dá às 13h30 e saída às 17h55, e o intervalo vai das 16h às 16h15. No turno da noite, as aulas ocorrem das 19h05 às 22h40, sendo o intervalo das 20h45 às 21h. Os cursos Técnico em Eventos e Técnico em Panificação ocorrem em horário diferenciado: das 18h15 às 22h40. Na página de cada curso, localizada no menu à esquerda da página do campus, estão os horário das aulas, bem como informações detalhadas de cada curso.
Material escolar
Para o primeiro dia no IFRS, é importante levar caderno, lápis, borracha e caneta, além de muita disposição para participar das atividades. Os livros didáticos utilizados pelos estudantes do ensino médio serão entregues no primeiro dia de aula (sem custo aos estudantes).
Espaço do Estudante
No site do campus há uma página denominada Espaço do Estudante. Ela pode ser acessada pelo banner localizado na parte superior à esquerda. Lá estão centralizados links e tutoriais para acesso a conteúdos importantes e para sistemas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que contém materiais de aula e cursos extras.
Calendário Acadêmico
Não perca as principais datas do ano letivo, como prazos relativos à atividades específicas, períodos de exames e programação dos sábados letivos: acesse o Calendário Acadêmico.
E-mail institucional
Este é o principal canal de comunicação do campus com os estudantes. Pelo e-mail são enviados avisos, atualizações, informações e outras comunicações. Todos os estudantes possuem um e-mail institucional, que é criado pelo setor de Tecnologia da Informação logo após o deferimento da matrícula. O endereço é composto pelo número de matrícula seguido do @aluno.osorio.ifrs.edu.br. Os alunos ingressantes neste ano receberam orientações sobre o e-mail institucional pelo endereço de e-mail que foi cadastrado no site de ingresso do processo seletivo. Esta primeira comunicação também contém instruções para criação de login de acesso aos princiapais sistemas, como Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e Sistema de Registros de Atividades Complementares (SISTRAC), à rede Wi-fi dos Alunos e aos computadores dos laboratórios.
Assistência Estudantil
A Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) é responsável pelo programa de Assistência Estudantil, o qual concede auxílio financeiro (auxílio permanência e moradia) para alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O setor participa ainda de atividades de acolhimento aos estudantes, propõe oficinas de formação estudantil, entre outras ações pertinentes ao tema da permanência e êxito.
> As inscrições para solicitação de auxílios estudantis estarão abertas até 25 de fevereiro de 2025. Para se inscrever é preciso acessar o Sistema de Assistência Estudantil, preencher o questionário socioeconômico de maneira completa e incluir declaração de renda de todos os integrantes de sua família, incluindo o próprio estudante.
Dúvidas: [email protected] ou pelo telefone (51) 3601-3529.
Biblioteca
A Biblioteca Professora Tina Hatem possui um acervo composto por livros físicos e digitais, periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), trabalhos de conclusão de curso (TCC), normas técnicas, dentre outros.
O espaço também está aberto à comunidade externa para consultas no local. O contato é pelo telefone (51) 3601.3502 ou no e-mail [email protected]
Atestados de matrícula
A solicitação dos atestados de matrícula, bem como de outros documentos devem ser feitas por meio do SISTRAC – Sistema de Requerimentos e Atividades Complementares, com acesso pelo Espaço do Estudante.