Ações sobre agroecologia, segurança alimentar e nutricional sustentável e educação ambiental são desenvolvidas pelo NEA em um ano de atuação

Jardinagem do campus feita pelo NEA

O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (NEA) marcou presença no Campus Osório promovendo diversos projetos e ações desde 2021. Mais de 100 mudas já foram plantadas, um brechó sustentável realizado e a conscientização sobre a destinação e separação correta dos resíduos sólidos urbanos tem sido permanente na comunidade escolar.

Segundo a professora Lisiane Zanella, presidente do NEA, o núcleo é um dos instrumentos que consta na Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS. “Essa política, junto com o núcleo, consiste em um conjunto de princípios e diretrizes que visam estabelecer a organização, as competências e o modo de funcionamento dos diferentes órgãos do IFRS em relação a implantação de ações que promovam a sustentabilidade institucional, também em concordância com as políticas públicas nacionais, relacionadas com projetos pedagógico institucionais e com o plano de desenvolvimento institucional do IFRS”, destaca.

Procura realizar uma série de ações, como encontros de reflexão para a capacitação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa sobre a valorização e o conhecimento da agroecologia, da produção orgânica, da segurança alimentar e nutricional sustentável, da educação ambiental e das temáticas afins.

Por meio do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, auxilia na implementação do Plano Nacional de Alimentação Escolar – o PNAE – e também no Plano Nacional de Educação Ambiental, o PNEA, assim como na execução da Política Institucional de Agroecologia Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental, a PIAS.

O surgimento do núcleo no Campus Osório deu-se em 2021, após uma ação de arborização com a participação de docentes e técnicos-administrativos, onde foram plantadas mais de 80 mudas de árvores e trepadeiras. “Vários servidores demonstraram interesse em participar de atividades relacionadas à temática ambiental e segurança alimentar. Então, em novembro do mesmo ano, foi criado o NEA Osório”, relembra Lisiane.

A equipe conta com uma representante técnico-administrativa, cinco integrantes do corpo docente, quatro alunas dos cursos de ensino médio integrado e uma representante externa, egressa do curso de pós-graduação do campus. Formalizado como um programa de extensão em 2022, teve como bolsistas as estudantes Isadora Girardelo da Silva e Sara de Araújo Lima.

Uma série de atividades e ações de ensino, pesquisa e extensão foram promovidas pelo NEA em um ano de atuação. Destaque para os projetos Floresça IFRS, que está contribuindo para a arborização e paisagismo ecológico do campus, e o IFRS Osório Mais Sustentável, projeto indissociável que tem como objetivo investigar o conhecimento da comunidade interna e externa, e conscientizá-la sobre destinação e separação correta dos resíduos sólidos urbanos.

Um brechó realizado na última semana de maio, teve por ideia dar giro a itens que estivessem em bom estado e que não eram mais utilizados. Roupas, calçados, acessórios, utensílios de cozinha, decoração foram doados para a ação e os itens que não foram trocados acabaram destinados para instituições de caridade ou que recebem doações, como a ONG Catavento, a Comunidade Amor Alfa, a Pastoral da Criança, a Aldeia Mbyá Guarani Sol Nascente, entre outras.

Além disso, o Núcleo promove e participa de várias atividades e ações com instituições parceiras, como movimentos sociais. Também propõe o desenvolvimento de conteúdos curriculares e extracurriculares com abordagens multidisciplinares sobre as temáticas abordadas.

> Saiba mais na página do NEA no nosso site e acompanhe o trabalho desenvolvido no perfil do Instagram @nea.ifrs.osorio