Técnico em Mecânica Integrado conquista medalhas de ouro e prata na Jornada de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e oportuniza o desenvolvimento de foguetes experimentais por alunos de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. Os alunos/equipes que obtêm melhor desempenho na fase local da MOBFOG são convidados para participar da Jornada de Foguetes, realizada na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Nesse ano, três equipes do curso técnico em mecânica integrado do Campus Ibirubá foram selecionadas para a Jornada.

Os estudantes construíram artefatos de propulsão aeroespacial (foguetes) que atingiram mais de 100 metros de distância para serem convidados para a etapa nacional. Para isso, eles colocaram em prática conceitos aprendidos nas aulas de física, matemática e engenharia. O grupo foi acompanhado pelo professor de física Ivo Mai, que já auxiliou outras equipes a conquistarem medalhas na edição 2023 da Jornada de Foguetes.

As duas equipes que conquistaram medalha de ouro foram compostas pelos seguintes estudantes: Turma 103 – João Victor Lampert Padilha, Felipe Magni Seibel e Pedro Klein; Turma 303 – Samuel Guerreiro. A turma que conquistou medalha de prata foi a 203, representada pelos estudantes Matheus do Santos Dietze, Mathias Teixeira Alves e Nicolas Calgaro Bonn.

Os estudantes do Campus Ibirubá se reuniram com mais 80 equipes de todo o Brasil de 16 a 19 de setembro para apresentarem seus projetos e trocar experiências. Nos melhores lançamentos, a equipe da turma 103 conseguiu e maior distância do campus, com 230,1 metros. A equipe da turma 203 atingiu 171,6 metros e a turma 303 ficou com 213,1 metros.