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Inclusão e tecnologias educacionais são destaque em defesas da especialização


Na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019, a acadêmica Daiana Signor de Souza defendeu o artigo intitulado “A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa”. Compuseram a banca avaliadora, a orientadora Lucilene Bender de Souza (através de webconferência), Doutora em Letras (UFRGS), Heilande Fátima Pereira da Silva, Mestre em Educação (UPF) e Nathália Luísa Giraud Gasparini, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRGS). O coordenador-adjunto do Curso, Adilson Barbosa, presidiu a banca. O artigo de Daiane teve como objetivo investigar de que forma os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de inglês como segunda língua através da pesquisa bibliográfica. Concluiu, assim, que os inúmeros sites e aplicativos encontrados podem ser usados para desenvolver habilidades comunicativas específicas ou para o trabalho com a língua de forma integral, tendo o professor como mediador desse processo.

Na sequência, foi a vez da acadêmica Lurdes Helena Antunes, que é formada em Psicologia pela UPF, brilhantemente, defender seu artigo de conclusão de curso intitulado “A inserção do imigrante senegalês no ensino brasileiro”. Compuseram a banca avaliadora, o orientador Adilson Barbosa, Doutor em Letras (UPF), Tarsila Rubin Battistella, Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS) e Heilande Fátima Pereira da Silva, Mestre em Educação (UPF). Com maestria, Lurdes, em seu artigo, pretendeu discutir a inserção de imigrantes senegaleses nas instituições de ensino brasileiras. Para tanto, buscou compreender a cultura do imigrante, entender e contextualizar o fluxo migratório, verificando as dificuldades dos senegaleses na busca por qualificação profissional. Além disso, analisou os impactos culturais e as adequações (relativas à linguagem, cultura e necessidades) que podem ocorrer durante sua permanência nas instituições ensino. O orientador Adilson elogiou não apenas a capacidade acadêmica de Lurdes, por ser autodeterminada e proativa, mas também destacou a sua sensibilidade, por tocar num tema tão controverso que é a inserção do imigrante senegalês, numa época em que os tabus e preconceitos infelizmente ainda imperam. Lurdes também agradeceu ao seu orientador pelas contribuições à sua jornada.

O Edital de Seleção para a turma 2020 da Especialização em Ensino, linguagens e suas tecnologias já está disponível.

Texto: Prof. Dr. Adilson Barbosa

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