Início do conteúdo

Começou a Avaliação Institucional 2025


avaliação institucional

Nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, fica disponível para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) o acesso para realizar a Avaliação Institucional 2025.

Organizada pelas CPAs (Comissão Própria de Avaliação) do IFRS, a avaliação tem como princípio proporcionar um momento no qual toda a comunidade pode avaliar a instituição, os cursos, os docentes e também se autoavaliar. Seus resultados são analisados e utilizados como base para decisões da Gestão do Campus Ibirubá.

O questionário é dividido em quatro grupos de perguntas:

  • Avaliação Institucional/Comunidade Interna, que todos respondem;
  • Autoavaliação do curso, que estudantes e professores respondem;
  • Autoavaliação discente e;
  • Avaliação do docente pelo discente, que só os estudantes respondem.

Com base no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), a Avaliação Institucional no IFRS trabalha para assegurar a qualidade da educação superior, a expansão de sua oferta, o aumento da eficácia institucional, o aprofundamento da responsabilidade social, entre outros quesitos envolvendo a valorização de sua missão pública.

Auxílio para a tomada de decisões

No IFRS, a autoavaliação institucional funciona como um instrumento vital para:

  • Analisar ações e avaliar os processos;
  • Propor melhorias para a comunidade;
  • Subsidiar a tomada de decisão e a definição de prioridades.

Assim, os resultados obtidos na pesquisa institucional auxiliam o IFRS como um todo, desde alterações de cursos até a compra de equipamentos e mudanças na infraestrutura.

Os resultados serão compilados em um relatório que apresentará um panorama atual do IFRS, com base no ano avaliado. O documento reunirá dados como o número de servidores e alunos, a relação de cursos, projetos em execução, obras e demais informações pertinentes.

O último relatório publicado (2024) está disponível no link:
https://ifrs.edu.br/ibiruba/wp-content/uploads/sites/4/2025/07/RELATORIO-DA-AVALIACAO-INSTITUCIONAL-2024-IFRS-CAMPUS-IBIRUBA.docx.pdf

Este momento de reflexão coletiva tem um caráter formativo e emancipatório, pois, ao praticar a autorreflexão, a instituição adquire conhecimento e consolida suas atividades acadêmicas e administrativas.

Sua opinião é fundamental para esse processo! Contribua com a avaliação participando pelo site:
https://avaliacao.ifrs.edu.br/
O prazo para envio das respostas vai até 07 de novembro.

Fim do conteúdo