Vivências e pensamentos sobre o contexto de pandemia são compartilhados no livro digital Reflete IFRS

Compartilhando desafios, descobertas e pensamentos a respeito do período de pandemia de Covid-19, com o consequente distanciamento social, o livro digital “1º Reflete IFRS – Textos selecionados” foi divulgado neste dia 21 de outubro de 2020. A publicação faz parte dos esforços do IFRS para contribuir com a sociedade em um momento desafiador como o atual. A leitura promove identificação, apresenta diferentes visões e realidades, ajuda a interpretar e a buscar alternativas neste contexto de pandemia.

O livro está disponível no site do IFRS para consulta ou download gratuitamente. São mais de 50 páginas, com dez textos. Esses foram classificados entre 94 inscritos na seleção, organizada pelo Setor de Publicações Científicas da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Direção de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino, com apoio do Departamento de Comunicação do IFRS.

No prefácio da obra, o reitor Júlio Xandro Heck explica que a intenção é dar fala à comunidade do Instituto no contexto de quarentena. “Precisávamos dar vazão aos sentimentos, aos anseios e às muitas histórias que os nossos servidores e estudantes tinham para contar sobre o momento que vivemos”, observa.

Confira os textos que integram o livro digital e não deixe de ler a edição completa:

• “Desse Lado da Janela”, de Ana Laura Mancalossi (estudante do Campus Caxias do Sul)
  • “O vazio, o silêncio e a primavera pela janela – diário de quarentena lisboeta”, de Catia Eli Gemelli (docente do Campus Osório)
  • “Os espalhadores da peste”, de Éderson de Oliveira Cabral (docente do Campus Restinga – POA)
  • “Isolamento social, autoreorganização e estilos sociais de cada um em tempos de pandemia COVID-19”, de Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho (docente do Campus Rio Grande)
  • “DesDiário de quarentena”, de Isadora Finoketti Malicheski (docente do Campus Bento Gonçalves)
  • “Um bife a menos”, de Josmael Corso (docente do Campus Rolante)
  • “Entre estudos, pesquisas, escritos, costuras e reflexões”, de Letícia Maria Mossmann (estudante do Campus Feliz)
  • “O necessário reinventar-se. E agora?”, de Louise Dall’Agnol de Armas (técnica administrativa do Campus Farroupilha)
  • “Descobertas da quarentena”, de Priscila Silva Esteves (docente do Campus Viamão)
  • “Semana do Livro – um evento cultural de incentivo à leitura em tempos de quarentena”, de  Robert Reiziger de Melo Rodrigues (estudante do Campus Bento Gonçalves)