Vem aí! 9ª Mostra Técnica do IFRS Campus Feliz recebe inscrições da comunidade

A partir desta quarta-feira 27 de outubro até 12 de novembro de 2021 estão abertas as inscrições para participação de estudantes, professores e comunidade na 9ª edição da Mostra Técnica do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS). O evento será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de forma totalmente virtual. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo formulário disponível no site https://mostratecnica.feliz.ifrs.edu.br/.

A Mostra Técnica abrange as áreas de pesquisa, ensino e extensão com apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e momentos culturais com o objetivo de promover o compartilhamento do conhecimento produzido, a iniciativa, a criatividade e a inovação.

O tema da 9ª edição da Mostra Técnica é “Ciência cidadã: Educação, diversidade e meio ambiente”. O cenário mundial e brasileiro nos convocou a refletir sobre a importância da ciência. Mas sobre que ciência queremos dialogar? Certamente não é sobre a que somente surge diante de um caos pandêmico. A proposta do evento é visibilizar os saberes de uma ciência cidadã, que converge com a diversidade e o meio ambiente. Nesse espaço propomos dialogar sobre a pluralidade na ciência, na tecnologia e os impactos no meio ambiente.

A abertura da Mostra acontece no dia 17/11, quarta-feira, a partir das 19h com transmissão no YouTube do IFRS Campus Feliz e contará com as palestras: “A Ciência e a educação em um mundo pós-pandemia”, com a Dra. Débora Foguel, professora da UFRJ e integrante da Academia Brasileira de Ciências; e “A ciência ancestral africana”, com a professora Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro, da UFBA.

Durante os três dias, serão expostos mais de 80 trabalhos divididos em 19 sessões temáticas de ensino, pesquisa, extensão e da 3ª Mostra Júnior. A relação de trabalhos selecionados e as sessões de apresentação podem ser acessadas no site do evento https://mostratecnica.feliz.ifrs.edu.br/.

Além das apresentações de trabalhos, diversas oficinas estarão disponíveis para inscrição e participação da comunidade. Confira os dias e horários em que cada uma delas estarão sendo ofertadas na página do evento.

• Comunicação e Oratória para o Mundo do Trabalho
  • Um encontro com as trovadoras do medievo
  • A interpretação de textos com recursos multimodais em avaliações externas.
  • Construção de Carreira na nova organização do Mundo de Trabalho
  • Surdez e deficiência auditiva: desafios e possibilidades para/no trabalho pedagógico acessível e inclusivo
  • Gênero e Sexualidade: um olhar à vivência trans
  • Problematização do Marginal: Para além dos estereótipos e preconceitos
  • Estratégias argumentativas e análise de informações midiáticas no contexto da pandemia da Covid-19
  • Literatura: um direito humano
  • Programação Linear Inteira com ferramentas computacionais
  • Utilização de materiais recicláveis para elaboração de jogos didáticos de química
  • Estereótipos de Gênero: redescobrindo mulheres na Ciência e na Tecnologia
  • Fake News: Como identificá-las?

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no site do evento mostratecnica.feliz.ifrs.edu.br. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected].