Trancamento e Reingresso de Matrícula

Definição

Trancamento de Período Letivo (cursos superiores)

A partir do 2º semestre do curso, pode-se solicitar o trancamento do período letivo por no máximo 50% do tempo do curso.

Prazo máximo para solicitação: até o último dia letivo do semestre.

Obs: a cada semestre o estudante deve renovar seu trancamento ou realizar a rematrícula.

Reingresso (Destrancamento) (cursos superiores)

Entende-se por reingresso, o ato formal pelo qual o estudante solicita o retorno para o mesmo curso e campus do IFRS, quando afastado por trancamento da matrícula.

Prazo máximo para solicitação: início do semestre, antes do período de solicitação de matrícula.

Fluxo do processo

Passo Setor Procedimento
1 Estudante Preenche o formulário eletrônico* e anexa os documentos necessários;
2 CAE Recebe um e-mail de notificação e pode fazer contato com estudante para levantar os motivos do trancamento e registrar o cancelamento de auxílio, quando for o caso;
3 CRE Recebe notificação que a CAE finalizou a verificação e efetiva o trancamento no sistema;
* é necessário estar logado com o e-mail institucional.

Legislação aplicável

Organização Didática