Trabalhos artísticos desenvolvidos nos IFs gaúchos podem ser apresentados na Mostra Mosaico

Espetáculos e apresentações musicais, teatrais, performances, danças, vídeo arte, curtas, documentários, animações, apresentação de laboratórios e ateliês, relatos de experiências envolvendo práticas artísticas e exposições… Ações como essas desenvolvidas nos Institutos Federais gaúchos podem ser apresentadas na Mostra Mosaico, atividade que vai integrar a programação do primeiro Arte e Cultura em Rede. O evento será on-line (saiba mais abaixo).

Para a mostra, são aceitos trabalhos relacionados à arte e à cultura que estejam em processo ou tenham sido desenvolvidos em anos anteriores, registrados institucionalmente nos âmbitos do Ensino, Pesquisa e Extensão. As inscrições vão até 21 de outubro de 2020.

Como se inscrever:

O propositor da ação deve preencher o formulário on-line (confira o link na Convocatória) e enviar uma apresentação da obra/processo em formato de registro audiovisual. Esse vídeo pode ter até sete minutos e utilizar fotos e trechos  de gravações (de preferência já produzidas, devido ao atual distanciamento social). Para saber mais, acesse a Convocatória.

Sobre o Arte e Cultura em Rede

O Arte e Cultura em Rede: Tramas e Conexões tem organização conjunta dos IFs Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul). O evento terá dois encontros para refletir sobre arte e cultura e dois “mosaicos” de apresentações dos IFs gaúchos, ocorrendo de forma virtual nos dias 27 e 29 de outubro e 03 e 05 de novembro de 2020, sempre ao final da tarde.

A atividade de abertura, em 27 de outubro, às 18h, será ministrada pela escritora, filósofa e artista plástica Márcia Tiburi, com o tema “Reflexão sobre Arte e Cultura no contexto da Educação Pública como direito, acesso e fruição”. Nos dias 29 de outubro e 03 de novembro, das 19h30min às 21h, ocorrerão as apresentações de ações artísticas e culturais do IFFar, IFRS e IFSul. No dia 05 de novembro, o evento se encerra com uma reflexão sobre “O estado da Arte nos IFs”, palestra ministrada pela professora de Artes Carla Amaral, do IFSul, que abordará aspectos de sua pesquisa de doutorado sobre o tema.

O Arte e Cultura em Rede é promovido pelas Pró-reitorias de Extensão, Núcleos de Arte e Cultura e GT de Arte e Cultura dos três IFs gaúchos. Acompanhe todas informações do evento no site ifrs.edu.br/arte-em-rede.

Arte e Cultura em Rede: Tramas e Conexões

Datas: 27 e 29/10; 03 e 05/11/2020

Local: será um evento virtual, com transmissão pelo YouTube

Inscrições de trabalhos para a Mostra Mosaico: de 02 a 21 de outubro, conforme detalhamento da Convocatória

Quem pode se inscrever: servidores, estudantes e membros das comunidades do IFFar, IFRS e IFSul que participam de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão ligadas à arte e à cultura

Como saber mais: acesse a Convocatória de inscrições e acompanhe o site ifrs.edu.br/arte-em-rede.