Sarau “As Mulheres e suas escrevivências” será realizado no dia 9 de março

“As Mulheres e suas escrevivências” é tema do Sarau organizado pelo curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Feliz que acontece no dia 9 de março de 2023, às 19h45, no Lecker Café em Bom Princípio. A atividade é destinada a estudantes e comunidade.

O objetivo do evento é proporcionar o compartilhamento de textos literários e científicos/acadêmicos que possibilitem o debate acerca do protagonismo e/ou invisibilidade feminina no Cânone. O encontro propõe também ampliar o compartilhamento e conversa/discussão de textos literários escritos por mulheres tanto já famosas dentro do cenário da Literatura como as moradoras da região do Vale do Caí e que publicaram ou publicam seus textos sem tanta visibilidade ainda.

Com o intuito de preparar as/os estudantes e fomentar as discussões, um texto disponibilizado anteriormente será ponto de partida para o debate. Trata-se de “Machismo na literatura brasileira: o cânone tem sexo, cor e classe social”, disponível em https://medium.com/qg-feminista/misoginia-na-literatura-brasileira-26c83d64b31. Cada participante do encontro deverá levar para o evento um texto literário de escrita feminina para ser lido durante o encontro. É importante que cada professor destaque a importância de que o texto não seja muito longo e que a autora possa ser referenciada.

Confira a programação da noite:

19h45min – Abertura com apresentação cultural musical – Jéssica Graebin

20h – Início das leituras intercalando com apresentação de escritoras locais e seus textos: Márcia Funke Dieter, Iná John, Sirlei John e Viviane Diehl.

21h – Discussão do artigo lido anteriormente em preparação para o encontro

21h45min – Microfone aberto para outros depoimentos acerca da temática – pode-se ampliar para além da literatura