Sarau “Àpejo: Literatura negra infantil e juvenil” será realizado no dia 19 de maio

“Àpejo: Literatura negra infantil e juvenil” é tema do Sarau que acontece no dia 19 de maio de 2023, às 19h, no Lecker Café em Bom Princípio, destinada a estudantes e comunidade. A atividade é organizada pelo NAC, NEABI e Projetos Experiências de leitura compartilhadas e Artistando, ceramicando e muito mais do IFRS Campus Feliz.

A lei número 10.639 inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. O que se vê desde 2003, quando a lei foi sancionada, é uma grande procura por informações e materiais de apoio, principalmente, na área da literatura que deem conta do cumprimento dessa demanda no dia a dia da sala de aula. Para além da força da lei, sabemos que é de extrema importância a ampliação das ações e o fortalecimento das discussões acerca da produção e do acesso a obras de literatura negra, tanto nacionais quanto estrangeiras. Somos um país diverso com uma riqueza cultural e artística muito grande e a branquitude não pode continuar ocupando a esmagadora maioria dos espaços no cenário literário e as instituições de ensino precisam abrir-se para a diversidade. Por conta disso, o Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI), o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e os projetos Experiências de leitura compartilhadas e Artistando, ceramicando e muito mais do IFRS Campus Feliz promovem o encontro entre leitores e livros focando na temática da Literatura Negra infantil e juvenil.

A demanda pelo debate do tema surgiu através de professores parceiros de outros projetos, que são da Escola Estadual Jacob Milton Bennemann, da cidade de Feliz, que, por abrigar o curso de Magistério, inclui em seu currículo a disciplina de Literatura Infantil e Juvenil. Como os vínculos fortalecidos entre as instituições são firmados há algum tempo, a proposta de realizar uma atividade que una tanto futuros/as professores/as como a comunidade externa, veio como uma boa oportunidade de ampliar debates e trocar experiências leitoras e artísticas. Assim, estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do IFRS e estudantes do curso do Magistério da escola Bennemann farão do espaço da Lecker Café, em Bom Princípio – parceiro das ações há alguns anos -, um local de encontro, de trocas e de aprendizados a partir das escritas negras.

A programação será:

19h – Abertura com a participação musical de estudantes do Curso de Licenciatura em Letras.

19h15min – Abertura do Sarau com a Leitura da história “Escola de princesas recatadas”, de Eliandro Rocha. Enquanto a história será lida, haverá quatro inserções com falas da professora Ivanize Honorato sobre conceitos acerca da literatura negra, além de outras canções preparadas pela estudante Daniela Foss e falas da artista Vivane Diehl. O público será instigado a ler textos (que estarão disponíveis) que dialoguem com a proposta da obra de Eliandro Rocha.

21h30min – Oficina de criação de Abayomis, as bonecas de pano e de desenho artístico. Exposição e apresentação dos trabalhos feitos.