Rede Federal: Há 109 anos formando jovens para o mundo

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica celebrou neste dia 23 de setembro 109 anos de trajetória educacional, preparando jovens para um mundo em constante transformação e profissionais para exercer atividades em ambientes cada vez mais diversificados.

O princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão permite o avanço em diferentes âmbitos pedagógicos, desenvolvendo o aprendizado a partir de experiências práticas e inovadoras em equilíbrio com o empreendedorismo, a responsabilidade social, a sustentabilidade e o desenvolvimento profissional, sempre respeitando as assimetrias regionais.

Conectada com várias culturas e nações, a Rede Federal possui parceria com inúmeras entidades internacionais, possibilitando a mobilidade de estudantes e professores em uma sociedade contemporânea e plural, promovendo a diversidade de experiências e saberes.

História – O início da educação profissional se deu no período em que o Brasil ainda era uma colônia portuguesa, sendo o ensino técnico criado em 1906 e, três anos depois, criadas as Escolas de Aprendizes Artífices, no dia 23 de setembro, pelo então presidente Nilo Peçanha. As escolas tinham como objetivo oferecer o ensino profissional primário e gratuito e formar operários por meio de ensino prático e conhecimentos técnicos.

Em 1959 essas escolas foram transformadas em Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, em seguida em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet´s) e, há dez anos, alguns centros tornaram-se institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Atualmente a Rede Federal é formada por 38 institutos federais, dois Cefet´s, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, e o Colégio Pedro II, somando mais de 600 unidades e um milhão de estudantes matriculados em todo o País.

Com informações Assessoria de Comunicação Conif