Projetos de estudantes do IFRS Campus Feliz conquistam premiações na Mostratec

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz esteve presente na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2022). O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro no Centro de Evento e Negócios (Fenac), em Novo Hamburgo. Foram 3 projetos apresentados por estudantes do campus e dois deles foram premiados no evento, por área do conhecimento, com certificados e medalhas.

O projeto “Meninas High-Tech: Em Busca Da Equidade De Gênero, das alunas Isabela Hadres Mendes e Taiane de Oliveira Puccio, com orientação de Vanessa Petró, recebeu o 3º lugar na área de Educação e Humanidades. O projeto tem como tema o combate à desigualdade e à discriminação de gênero na área de tecnologia, com o objetivo de contribuir para a redução das formas de discriminação de gênero na área de tecnologia. Além de ações como oficinas e palestras (online e/ou presencial) sobre tecnologia e gênero para alunas (os) e/ou formação docente; lives com meninas que atuam na área; cursos de jogos digitais; biblioteca itinerante; produção de conteúdo para as redes sociais do projeto, também há a análise de entrevistas com 13 egressas do curso Técnico em Informática do IFRS Campus Feliz, que demonstraram, muitas vezes, perceberem a discriminação, tanto dentro de espaços educacionais, quanto no trabalho, mas não souberam reagir ou, devido a forma como as atitudes eram naturalizadas, não as trataram como discriminação de gênero.

Estudantes Andrius Nunes Zimmer, Júlia Warken Menezes e Rebecca Dresch Maldaner

Já o projeto “Aproveitamento De Resíduo De Vidro Na Produção De Produtos Cerâmicos Mais Sustentáveis”, dos estudantes Júlia Warken Menezes, Rebecca Dresch Maldaner e Andrius Nunes Zimmer, com orientação de André Zimmer e Cíntia Zimmer, conquistou o 4º lugar na área de Engenharia e Materiais. O projeto tem como objetivo principal desenvolver materiais cerâmicos ambientalmente amigáveis com adição de resíduo de vidro, visando a aplicação prática dessa pesquisa na produção de uma olaria. Com base em estudos previamente realizados sobre os impactos positivos que a incorporação do resíduo causa nas propriedades do produto cerâmico, o trabalho busca estudar meios para a aplicação no processo produtivo de uma empresa. Para isso, estamos estudando a adição de diferentes quantidades de resíduo de vidro e seus efeitos nas propriedades dos tijolos e pavimentos. A partir da experimentação com diferentes formulações, esperamos que seja possível chegarmos a um produto com melhores propriedades e que seja vantajoso às empresas, incentivando o investimento no processo de reciclagem de vidro.

Professora Viviane Diehl e a estudante Júlia Prates dos Santos Girardi

Também participou do evento representando o Campus Feliz o projeto “Narrativas artísticas visuais contemporâneas para mobilizar a arte como conhecimento”, apresentado pela estudante Júlia Prates dos Santos Girardi e orientado por Viviane Diehl. O projeto tem como tema as narrativas visuais do educadorartista para movimentar experiências estético-pedagógicas e produzir conhecimento em arte, com objetivo geral de propor narrativas artísticas visuais emergidas do processo criativo inventivo, das tecnologias e materialidades, para desencadear a experiência estética, produzindo sentidos e significados para a produção do conhecimento e utilização como meios pedagógicos. O desenvolvimento do projeto foi baseado na experimentação, na criatividade e na elaboração das poéticas visuais da educadorartista e posteriormente na exploração das técnicas e materiais que dialogam com obras artísticas contemporâneas. As obras de artes visuais que são resultado deste estudo são apresentadas em catálogos, cartões-postais, livros e demais registros em mídias, bem como por meio de eventos regionais e internacionais nas áreas da arte, educação, ciência e tecnologia, de modo a fomentar a produção de conhecimento em arte em diferentes espaços e perfis.

Sobre a Mostratec

O evento, organizado pela Fundação Liberato e considerado o maior do gênero na América Latina, reúne jovens pesquisadores com trabalhos da Educação Infantil, de Ensino Fundamental e EJA e de Ensino Médio/Técnico, contemplando projetos classificados por meio de feiras afiliadas e por processo de seleção.

A cerimônia de premiação da Mostratec 2022 aconteceu no dia 28 de outubro, no Teatro Feevale.