Projeto de química experimental participa de Feira de Ciências em Portão

Alunos e professores do curso de Licenciatura em Química do IFRS Campus Feliz participaram da 5ª edição da FEICIP – Feira Municipal de Ciências de Portão, realizada nos dias 16 e 17 de agosto no Centro de Eventos Culturais e de Lazer do município.

Para além de misturar líquidos que mudam de coloração, a ideia principal do projeto desenvolvido pelo IFRS é proporcionar a complementação da formação científica dos alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental de escolas da região, como também dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Campus.

São atividades experimentais simples que servem para aproximar e compartilhar os conhecimentos com os participantes das feiras pedagógicas, promovidas pelas Secretarias de Educação dos municípios.  Um dos experimentos realizados utiliza leite, corante e detergente. “Este experimente tem por objetivo estudar a polaridade das moléculas dentro da química. Nele é possível observar a ação do detergente realizando a interação com as moléculas de gordura presentes no leite e permitindo que o corante se misture a este. É o mesmo processo de interação que ocorre ao se lavar a louça com detergente para a retirada de gordura, onde o detergente faz esta interação da gordura com a água e limpa a louça”, fala a professora Janete Werle de Camargo Liberatori.

Na FEICIP os experimentos foram realizados pelos estudantes voluntários Bruno Duarte Barros e Fernando Pires da Silva, sob coordenação das professoras Janete Liberatori e Dolurdes Voos. A Feira reuniu 128 estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 15 escolas municipais de Portão, que apresentam 46 projetos desenvolvidos em sala de aula. Desta atividade foram convidados 4 trabalhos para participarem da Mostra Técnica júnior e 4 trabalhos para a Semana Acadêmica das Licenciaturas.

[Foto: Prefeitura de Portão]