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Projeto de estudante do Campus Feliz é premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)


Projeto de estudante do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2024. O trabalho “Avaliação da Reciclagem de Vidraria Laboratorial para Produção de Porcelana”, apresentado pela estudante do Técnico em Administração, Victoria Zimmer Gomes, foi um dos agraciados com o Prêmio Revista Inciência, do Colégio Dante Alighieri, e será tema de um artigo publicado no periódico.

A cerimônia de encerramento da Febrace ocorreu na tarde da sexta-feira, 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP). Essa é a décima edição seguida que projetos do IFRS são premiados no evento. Além do projeto da Victoria, o projeto “Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos”, desenvolvido no Campus Bento Gonçalves, foi o terceiro lugar na categoria “Ciências Humanas”, recebendo medalha e certificado.

A Febrace é considerada a maior mostra pré-universitária de ciências e engenharia do país. Nesta edição, o Instituto esteve representado com quatro trabalhos (saiba mais sobre os trabalhos do IFRS na Febrace 2024 neste texto).

 

Inspiração e Aprendizado nas Feiras Científicas

A estudante do Campus Feliz fala que “as feiras de ciência representam uma das experiências mais marcantes da minha vida escolar”. Para Victoria Zimmer Gomes, “apesar do esforço exigido, os benefícios são incalculáveis. Elas não apenas nos desafiam intelectualmente, mas também proporcionam um ambiente estimulante para nosso crescimento pessoal e acadêmico. As avaliações rigorosas dessas feiras contribuem para o aprimoramento contínuo de habilidades fundamentais, como escrita, oratória e aprofundamento de conhecimentos científicos”.

Outro aspecto destacado pela aluna é a interação com estudantes, especialistas e público de diversas partes do Brasil. “Essa troca de ideias amplia nossos horizontes e nos inspira a buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade. Este ano, tive a honra de participar da Febrace, onde meu trabalho foi selecionado para publicação no periódico de pré-iniciação científica InCiência. Isso não só valida o esforço investido, mas também me motiva a continuar explorando e contribuindo para o mundo da ciência de forma significativa”, diz Victoria.

 

Conheça o projeto premiado:

Avaliação da Reciclagem de Vidraria Laboratorial para Produção de Porcelana

Apresentada pela estudante Victoria Zimmer Gomes, a pesquisa tem orientação da professora Cínthia Gabriely Zimmer e coorientação da professora Suyanne Angie Lunelli Bachmann. O trabalho propõe o aproveitamento de resíduos de recipientes de vidro usados em laboratórios, que são produzidos com matérias-primas especiais, porém são frágeis e quebram com frequência. O projeto busca responder: Qual será o efeito da adição de vidro laboratorial na produção de porcelanas? Os resultados evidenciam que a adição proporciona benefícios nas propriedades do material, além de gerar valor agregado ao resíduo de vidro de laboratório, desenvolver conhecimento para uma produção mais consciente e com menor consumo de bens minerais e uso de energia. ▶️ Assista ao vídeo do projeto

Sobre a Febrace

Estiveram em exposição no total 226 projetos, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 2.900 inscritos, um número recorde nos 22 anos de evento.

A Febrace é promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC. Tem como objetivos estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

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