Procuradoria Federal junto ao IFRS fala sobre Assédio nas instituições federais de ensino

A palestra “Assédio moral e sexual nas instituições federais de ensino” foi ministrada pelo procurador-chefe da Procuradoria Federal junto ao IFRS, Albert Caravaca, na quinta-feira, dia 28 de março, no Campus Feliz.

A atividade reuniu servidores do campus e faz parte da campanha das procuradorias que atuam junto às instituições de ensino, com a preocupação de ação preventiva e de combate ao assédio moral e ao assédio sexual no ambiente institucional.

Na palestra, o procurador explicou que o assunto já foi tratado em outros campi do IFRS e que a proposta é dialogar sobre a questão em todas as unidades. Ressaltou que além das consequências físicas e psicológicas para estudantes e servidores – como o comprometimento da saúde, a autoestima muito baixa, a evasão escolar, privação de autonomia e diminuição de produtividade, por exemplo -, casos de assédio também causam prejuízo ao ambiente de trabalho e à imagem institucional perante a sociedade.

Ainda, em sua fala o procurador também apresentou diversos casos reais de assédio e abordou as consequências legais dos mesmos, sanando dúvidas do público com relação aos assuntos.