Processo Seletivo 2020/1: aberto período para pedir gratuidade na taxa de inscrição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou documento com orientações para quem quer pedir gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo 2020/1 do IFRS de novos estudantes. A seleção tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. As pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos, podem pedir gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. Todas as informações constam do Edital nº 46/2019.

Para solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet aos candidatos que necessitem. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai de 16 a 27 de setembro de 2019. O resultado da solicitação será divulgado no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 3 de outubro.

A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 7 de outubro de 2019.

O Processo Seletivo do IFRS 2020/1 oferece vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi do IFRS. Todos os cursos são gratuitos e para ingressar é preciso participar de um Processo Seletivo.

Local e horário de entrega dos documentos no Campus Feliz (Rua Princesa Isabel, 60 – Bairro Vila Rica – Feliz/RS – CEP: 95770-000): Setor de Ensino, sala D3, das 9h às 20h. Disponibilidade de computador para acesso à internet: Setor de Ensino, sala D3, das 9h às 20h.

Saiba mais

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 7 de outubro e vão até 10 de novembro de 2019, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo. As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.

Neste processo seletivo, no Campus Feliz são ofertadas 256 vagas para cursos técnicos de nível médio, nas áreas de Meio Ambiente, Química e Informática, e de graduação, nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais, Licenciatura em Química, Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Engenharia Química.

Como funciona a seleção:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br.

Datas importantes do Processo Seletivo 2020/1

12/09/19 Publicação do Edital de Isenção da Taxa de Inscrição