Início do conteúdo

Planejamento e estratégias antirracistas na sala de aula serão temas de atividade nesta quinta-feira


O tema “Interculturalidade: planejamento e estratégias antirracistas na sala de aula” estará em pauta nesta quinta-feira, 28 de outubro de 2021, das 19h às 21h, no quinto encontro do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS. A atividade ocorrerá de forma on-line, com transmissão pelo canal IFRS Oficial no YouTube.

A conversa contará com dois palestrantes. A primeira é a professora Vanda Aparecida Fávero Pino, docente de Língua Portuguesa do Campus Caçador do IFSC.  Vanda é doutoranda em Letras e sua pesquisa é fruto de uma experiência de trabalho que ocorreu no Campus Sertão com os moradores de duas comunidades quilombolas do norte do Rio Grande do Sul: Arvinha e Mormaça.

O outro palestrante é Jorge Ramos Morinico, indígena da comunidade Anhetengua da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre. Seu nome guarani é Verá Mirim. Jorge é professor de Artes Guarani na EEIEF Anhetengua, além de acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza  do Campus Porto Alegre.

A atividade será mediada pelo técnico em assuntos educacionais do IFRS, mestre em Segurança Cidadã e graduado em Estudos Sociais Carlos Robério Garay Correa e pela diretora de Ensino da Proen, Priscila de Lima Verdum.

 

Sobre o “Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS”

O curso é composto por atividades virtuais abertas ao público e está sendo realizado entre os meses de setembro e novembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. São temas centrais o debate sobre direitos dos povos indígenas, a cultura e a inclusão de indígenas e quilombolas na educação.

As atividades são voltadas em especial aos profissionais da educação e à comunidade acadêmica do IFRS, mas são abertas ao público em geral. A transmissão ocorre pelo canal IFRS Oficial no YouTube, assim, mesmo quem não realizou a inscrição (que esteve aberta até 23 de setembro) pode acompanhar, porém não receberá a certificação.

O curso é uma promoção da Assessoria de Relações Étnico-Raciais do IFRS.

 

Confira a programação das próximas atividades:

 

Atividade 6. Branquitude e relações étnico-raciais

Dia 04 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Marcus Vinicius de Freitas da Rosa (UFRGS) e Sabrina Rosa Duro Hax (IFRS)

Mediadora: Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS)

 

Atividade 7. Reconhecimento, história e (re) existências

Dia 11 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: professor José Otávio Catafesto de Souza (UFRGS).

Fim do conteúdo