Início do conteúdo

Pesquisa social em tempos de pandemia é pauta de conversa no Ciclo de Palestras sobre Pesquisa e Inovação do IFRS


Os desafios de fazer pesquisas, inicialmente, já eram bastante consideráveis, porém, tornaram-se ainda mais significativos a partir das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Coletar dados, conversar com entrevistados e buscar conhecer a realidade da comunidade foi inviável durante o período de isolamento, adiando a concretização de pesquisas necessárias para o desenvolvimento social e local.

Com base nessa realidade, o IFRS apresenta a palestra “Pesquisa social em tempos de pandemia: desafios da coleta e produção de dados por meios informacionais”, para reverberar os trabalhos desenvolvidos e os novos métodos de pesquisa utilizados durante o enfrentamento dessas adversidades. O evento ocorre nesta quinta-feira, 14 de outubro, a partir das 14h, com transmissão no canal IFRS-Oficial, no Youtube. Este será o segundo encontro do mês de outubro, sendo o sétimo do Ciclo de Palestras.

A palestra será ministrada por Fernando Gonçalves de Gonçalves, licenciado e bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Sociologia pela UFRGS e professor de Sociologia no Campus Rolante do IFRS. Ele abordará temas como as bases de dados, a produção de dados quantitativos e qualitativos por meios digitais, novas ferramentas para elaborar questionários, as redes sociais e a “netnografia” e o desafio da amostragem.

O Ciclo de Palestras sobre Pesquisa e Inovação é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Comitê de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS e é realizado sempre às quintas-feiras à tarde. A próxima atividade está prevista para o dia 21 de outubro, também às 14h, quando Carlos Eduardo de Souza Aranha, diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec falará sobre o tema “Empreendorismo e Incubadoras Tecnológicas”.

Fim do conteúdo