Para os estudantes do IFRS: Concurso Literário tem inscrições prorrogadas

Valorizar as conquistas e os talentos dos estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é um dos mais importantes objetivos da instituição. Por isso, a fim de incentivar a produção literária dos estudantes do IFRS, será realizada a segunda edição do Concurso Literário da instituição. As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até 31 de outubro de 2021. Podem participar, individualmente, alunos regularmente matriculados no IFRS.

Todas as orientações e o link para o formulário de inscrições constam no Edital nº 074/2021.

São aceitos trabalhos nas categorias conto, crônica, haicai e poema, com tema de livre escolha. No documento também constam as definições de cada categoria, para melhor orientar os interessados em participar do concurso. A avaliação das produções textuais terá como critérios: criatividade e originalidade, qualidade literária, domínio técnico e adequação de linguagem. Os trabalhos devem ser inéditos – ou seja, nunca premiados em concursos anteriores e nem publicados em livros físicos ou eletrônicos até a data do encerramento das inscrições.

Motivação e expressão dos sentimentos

Na última edição do concurso, realizada em 2019, inúmeros alunos participaram, nas quatro categorias possíveis. Aléxia Islabão, aluna do curso superior de Letras do Campus Bento Gonçalves, foi premiada com o primeiro lugar na categoria crônica. Para ela, ser escritora sempre foi um sonho e o Concurso Literário possibilitou que ela mostrasse seu trabalho ao mesmo tempo em que pudesse avaliar seu domínio da escrita. “Tirar o primeiro lugar foi super motivador, fiquei muito feliz de a minha escrita chamar a atenção. Eu tive a chance de ler e apresentar para mais pessoas, foi uma experiência maravilhosa!”, relata.

A estudante do curso Técnico em Informática do Campus Osório Natália Bernardo Nunes foi premiada em primeiro lugar na categoria poema. Ela conta que o texto inscrito não foi feito para o concurso. “Eu estava tendo um sentimento, e mesmo nunca tendo escrito nada antes, decidi colocar no papel. O Concurso é uma maneira de expressar um sentimento que muitas vezes está sufocando dentro de nós, fazendo algo muito bonito”, destaca.

Confira essas dicas e participe!

“A minha dica é: inscrevam-se. Vale muito a pena. Para quem gosta de escrever, é muito legal a sensação de ter a nossa escrita valorizada, de ter a chance de apresentar e de mostrar para as pessoas o que a gente escreveu”, pontua Alexia.

“Sigam o coração de vocês. Quando o sentimento estiver muito aflorado na mente, pegue um papel e uma caneta e escreva, mesmo que aleatoriamente, para ver o que sai. O resultado pode ser surpreendente”, finaliza Natália.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificado e premiação durante o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, com a solenidade prevista para 07 de dezembro de 2021. Os dez primeiros textos classificados de cada categoria serão publicados em livro digital organizado pelo IFRS.

Clique aqui para acessar o livro do 1º Concurso Literário do IFRS

Texto: Clarissa Deggeroni – Comunicação do Campus Vacaria; e Laura Tedesco Bressan – bolsista de comunicação da Reitoria do IFRS no projeto projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades” e estudante do Campus Veranópolis do IFRS.