Início do conteúdo

Palestra reúne comunidade acadêmica para discussão sobre gênero


Discutir a Ideologia de gênero e a Educação para o gênero foi a principal proposta da palestra realizada no Campus Feliz do IFRS na última segunda-feira, dia 21 de maio.

A palestra ministrada pela doutoranda em educação pela UFRGS, Daniela Connegatti, foi uma realização do Projeto de Extensão “A nossa voz”, que tem procurado discutir estratégias para que as questões de gêneros, sexualidades, raça/etnia e demais tópicos afins sejam abordados em sala de aula e reverberem para fora dela, em um clima atual de perseguição a professoras/es que se propõem a discutir estes assuntos, instituído principalmente pelas narrativas da “Ideologia de Gênero”.

“Antes de falar da ideologia de gênero a gente precisa falar de gênero, sexo e sexualidade, partindo do pressuposto que ninguém está muito acostumado a falar desses temas”, fala Daniela. “A ideologia de gênero é uma narrativa construída por setores conservadores da nossa sociedade, que vão se apropriar desse termo e dizer que o que a gente faz, nós pessoas que trabalhamos com direitos humanos, é doutrinação de gênero. Isso é perigoso, porque confunde e quem se depara com essas questões, vai pensar que tem relação com o debate de gênero. Por isso toda vez que ouvirem falar de ideologia de gênero, desconfiem, porque não estamos de educação para gênero”.

A sala ficou lotada para acompanhar o evento, de caráter formativo e voltado para um público que procurou adentrar ou aprofundar o debate sobre os conceitos de gênero e sexualidade, tão contemporâneo e necessário atualmente.

Fim do conteúdo