Palestra discute “Ideologia De Gênero Versus Educação Para O Gênero”

O Projeto de extensão “A Nossa Voz”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz promove a palestra “Ideologia de Gênero X Educação para o Gênero: Dissidências e Estratégias”, ministrada pela Doutoranda em Educação pela UFRGS, Daniela Connegatti.

Trata-se de um evento de caráter de formativo voltado para um público que possua diálogo com a Educação e que tenha interesse em adentrar ou aprofundar o debate sobre os conceitos de gênero e sexualidade, tendo em vista sua necessidade na educação.

A palestra tem por objetivo apresentar as atuais discussões sobre gêneros e sexualidades de forma interseccional, conversando também com a questão da raça e da classe social, situando-as no campo da educação – e para além dela. Com efeito, a nomeada “Ideologia de Gênero” é discutida à luz dos referidos conceitos, visando à desmistificação desta narrativa. Assim, ao final da apresentação, busca-se discutir estratégias da educação para que as questões de gêneros, sexualidades, raça/etnia e demais tópicos afins sejam abordados em sala de aula e reverberem para fora dela.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas até o dia 19/05, pelo link: https://goo.gl/zKiU7w.

O evento acontece no dia 21/05 (segunda-feira) às 18h30min, na sala B8 do IFRS Campus Feliz.

Será fornecida certificação aos participantes. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pela página do evento no Facebook.

Sobre a palestrante

Daniela Conegatti Batista é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em educação pela UFRGS, com dissertação intitulada “O que podem fazer duas vulvas? lesbianidades no tumblr”. No ano de 2013, formou-se em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas com o trabalho de conclusão “Entre gêneros: a representação do intersexo em XXY”. Integrante do grupo NEMES, Núcleo de Estudos de Mídia, Educação e Subjetividade, coordenado pela profa. Dra. Rosa Maria Bueno Fischer. Compõe a equipe da pesquisa intitulada “Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte”, coordenada pela Professora Dra. Jane Felipe de Souza.