Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a XIX Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQdoRS), evento que integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química.

Entre os objetivos da OQdoRS estão estimular e valorizar o estudo e o ensino de Química, promover a integração de estudantes e professores e divulgar a ciência e o conhecimento químico no âmbito das escolas e da sociedade.

Das inscrições:

As inscrições são realizadas até 21 de março de 2021.

Para efetuar inscrições, obter mais informações ou consultar regulamento, o estudante deve acessar o site http://rs.inscricoes.obquimica.org/.

As provas

A prova será realizada online, no dia 28 de março de 2021, terá duas horas de duração e estará disponível para realização de 09h00min até 21h00min (horário de Brasília).

Será composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha para cada modalidade: Modalidade A – Destinada a alunos regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio; Modalidade B – Destinada a alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico.

Informações sobre o acesso à prova em breve será divulgado na página www.abqrs.com.br

Da premiação:

Os estudantes receberão certificados de Menção Honrosa e aqueles mais bem classificados serão selecionados para a fase III da Olimpíada Brasileira de Química 2021.

Sobre a Olimpíada:

É uma competição anual voltada para estudantes de instituições de Ensino Básico. Ela é administrada pela ABQRS e pelo Instituto de Química da UFRGS. É um programa destinado a estudantes com interesse em Química através da criatividade de resolver problemas. Promove o intercâmbio entre professores, estudantes, pesquisadores e curiosos da área que promovem uma troca de experiências e, com isso, despertam o interesse nos jovens para formação na área.