Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais recebe inscrições

Estão abertas, até 10 de abril de 2020, as inscrições para a III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). A competição de matemática é direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A inscrição dos campi deve ser feita por meio da escola, a qual designará um servidor como responsável pela olimpíada (Coordenador Local da OMIF). Os detalhes podem ser conferidos no Regulamento da Omif.

A Olimpíada será realizada em duas etapas. A primeira ocorrerá nas escolas dos candidatos, em qualquer dia e horário no período de 4 a 9 de maio de 2020, com uma prova objetiva. A segunda fase terá prova objetiva e um evento com palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e confraternizações, no Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a partir do dia 18 de setembro de 2020.

Neste ano, a olimpíada tem como tema “A Matemática está em tudo” e as provas poderão apresentar questões da matemática do ensino básico, abordadas da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens.

Em 2019 (foto), o evento contou com a participação de 230 campi da Rede Federal, totalizando mais de 16.300 alunos na primeira fase.

Como se preparar

Para se prepararem para a Olimpíada deste ano, os alunos poderão acessar materiais de estudo disponibilizados no site oficial do evento (https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/).

Mais informações podem ser obtidas nos editais, disponíveis no site da Omif, ou pelo e-mail [email protected].

Foto: Divulgação Omif. Texto: baseado em texto de divulgação do Omif