NEPGS promove Cine-debate: onde estão as pessoas LGBTQIA+ na história do RS?

Nesta quarta-feira, dia 3 de agosto de 2022, às 10h30, no Centro Cultural de Feliz, o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus Feliz promove o Cine-debate, com a exibição do curta-metragem “Caleidoscópio: histórias LGBTQIA+”.

O filme fomenta a pergunta “onde estão as pessoas LGBTQIA+ na história do RS?” e apresenta através da metáfora do caleidoscópio as trajetórias de vida dessas pessoas. O cine fomentará o debate e discussão com o público sobre a visibilidade e valorização de histórias de vida de pessoas LGBTQIA+ e trará como pauta o compromisso da escola com a valorização dos sujeitos, assumindo seu papel no cumprimento dos direitos de todes, garantindo uma formação integral de seus estudantes. A proposta de evento apresenta- se como uma ação que busca ampliar o debate sobre às violências sofridas pela comunidade LGBTQIA+ e suas trajetórias de vida.

O documentário apresenta uma narrativa caleidoscópica que articula depoimentos, imagens de arquivos e leituras dramatizadas de documentos históricos para contar experiências de pessoas dissidentes da cisheteronormatividade ao longo da história do Rio Grande do Sul. Três núcleos articulam a narrativa: “Histórias de violência e opressão”, “Histórias de afeto e alegria” e “Histórias de luta e resistência”. Clique aqui para assistir o teaser do filme.

A atividade é aberta a toda comunidade e, durante o evento, o público poderá conversar com integrantes do documentário que também estarão presentes: Caio de Souza Tedesco, doutorando em História-UFRGS, integra Close, GENHI, HTA (Homens Trans em Ação) e TransENEM, também é participante do curta; e Cristyelen Ambrozio Ferreira, artista multimídia e realizadora audiovisual, formada em Processos Fotográficos e graduanda em Produção Multimídia no IFRS – Campus Alvorada.