Início do conteúdo

NEPGS do campus promove encontro de formação e sensibilização sobre transexualidade


Na tarde desta segunda-feira, dia 2 de agosto, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) promoveu um evento de formação e sensibilização sobre a temática de pessoas transexuais junto a equipe diretiva e coordenações de curso do Campus Feliz.

O evento trouxe a discussão sobre aspectos que envolvem a realidade de pessoas transexuais, como a marginalização e violência, e a necessidade de adoção de políticas públicas que possibilitem igualdade e representatividade e a importância das instituições de ensino como local de acolhimento. A intenção do encontro-formação, realizado pelo NEPGS do Campus Feliz em parceria com o núcleo do Campus Porto Alegre e coletivo TransEnem, é ampliar as discussões para toda a comunidade em novos eventos.

Além dos integrantes do NEPGS e servidores do campus, também participaram do evento: Clarissa de Godoy Menezes, coordenadora do NEPGS do Campus PoA – Edição 2021 e do Programa TransEnem (parceria com o Coletivo Popular TransEnem); Claudia Penalvo, pedagoga no coletivo TransEnem POA desde 2015; Luísa Avencourt, graduanda em psicologia e com atuação no TransEnem, bolsista CNPq da Psicologia Institucional na UFRGS; Priscila Fróes, trabalha com arte urbana, fotomontagem, lambe lambe, explora e aborda questões do cotidiano de travestis e transexuais que atuam como trabalhadoras sexuais. Atua como artista-educadora no coletivo TransEnem POA. Iniciou seu ativismo social na cidade de Canoas, ocupando como suplente uma cadeira no Conselho LGBT do município de Canoas em 2016 e como artista em 2018 através de uma ação artística nas ruas protestando contra a gentrificação do IV Distrito de Porto Alegre.

Fim do conteúdo