Início do conteúdo

Napne promove Semana de ações em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva – 08 a 12 de abril


O Napne do Campus Feliz do IFRS realiza uma série de atividades em celebração ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, que é marcado em 14 de abril. As ações estão previstas para acontecer dos dias 08 a 12 de abril, em conformidade com o Calendário Acadêmico 2024 .

No decorrer da semana, serão realizadas atividades informativas e de sensibilização que auxiliem a refletir e aprender sobre diferentes temas, como: deficiência visual, paralisia cerebral, autismo, altas habilidades e superdotação, acolhimento às diferenças, empatia, colaboratividade, inclusão escolar, dentre outros.

A perspectiva da Educação Inclusiva é um movimento que iniciou na década de 1990, a partir dos impulsos da Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos (Jomtien, 1990) e, principalmente, da Declaração de Salamanca que trouxe ideias sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais (hoje, específicas), em 1994. Esse documento reafirmou o compromisso dos governos de diferentes países em oferecer uma Educação para Todos e trouxe, pela primeira vez, o termo Educação Inclusiva. Fundamentados nos direitos humanos, nas pesquisas e estudos de diversos especialistas, e nas lutas de diferentes grupos sociais, surgiram diversas políticas e programas educacionais. Essas iniciativas têm promovido transformações nas instituições de ensino, orientando as ações diárias dos envolvidos para criar um ambiente que reconhece e valoriza as diferentes formas de diversidade.

Confira a seguir o cronograma detalhado das atividades previstas:

 

Fim do conteúdo