Movimento estudantil do IFRS toma fôlego

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participam da reestruturação da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS) em Porto Alegre. O encontro que debateu a reorganização, a democratização, os desafios educacionais e a eleição de novo presidente UEE RS ocorreu no último sábado, dia 30 de junho de 2018, com presença de discentes dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz e Porto Alegre.

Segundo Carlos Eduardo Neves, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Campus Caxias do Sul, que participou da reunião, a UEE RS já não representava mais os estudantes gaúchos e está buscando uma retomada.

Movimento estudantil organiza encontro de alunos do IFRS

O encontro de sábado possibilitou o ponta pé inicial da organização do I Encontro de Estudantes do IFRS. O evento, de acordo com a presidenta do DCE – Campus Porto Alegre, Gislaine Teresinha Caetano de Freitas, vai debater as estruturas do IFRS e o fortalecimento dos núcleos de ações afirmativas, além de destacar novos rumos para o ensino técnico e para a rede federal de ensino: “O evento terá como tema ‘Resistir para Existir’. Em nosso encontro, vamos convocar a abertura do Conselho de Estudantes do IFRS – Professor Osvaldo Casares Pinto. O Conselho terá papel fundamental para unificar e dar ainda mais voz aos estudantes da nossa instituição, fortalecendo a nossa luta e resistência”.

Carlos Eduardo explica que o conselho vai reunir estudantes de todos os campi do IFRS, pretende selar o compromisso de representá-los e defender o ensino público, gratuito e de qualidade: “É por isso que deverá receber o nome do nosso reitor Osvaldo, um exemplo de defensor de uma educação emancipadora e do diálogo com os estudantes”.

O movimento estudantil planeja o I Encontro de Estudantes do IFRS para os dias 18 e 19 de agosto, ainda com local a confirmar.

[IFRS – Comunicação – [email protected] / Fonte: DCE – Campus Caxias do Sul / Fotos: Giovani Culau – CUCA UEE Livre]