Mostra Técnica de ressignificações e reencontros

De 17 a 19 de novembro de 2022, o Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul realizou sua 10ª Mostra Técnica, momento para trocar conhecimentos e divulgar o que é produzido por estudantes e servidores do campus e de outras instituições nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e indissociabilidade. Este ano, o evento voltou a ser realizado de forma presencial.

Durante a abertura, realizada na noite de quinta-feira, 17, no Centro Cultural de Feliz, o diretor-geral do Campus Feliz, professor Marcelo Lima Calixto, ressaltou a participação de estudantes e servidores na organização do evento, no planejamento da programação e demais atividades. Também lembrou a importância e a continuidade dos projetos realizados no período de atividades remotas, que mantiveram o campus ativo durante a pandemia.

O professor Gregório Durla Grisa, representando a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, destacou as ações realizadas pela instituição para fomentar a pesquisa, que começa nas mostras nos campi. Ainda destacou a qualidade das ações realizadas nos campi, comprovadas a partir de índices que colocam a instituição como destaque em rankings das melhores universidades do mundo, sendo o IFRS o único IF.

A pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, também falou que as Mostras, assim como o Salão do IFRS, são momento de compartilhar as experiências de estudantes com monitorias, projetos de ensino, estágios, mas também como uma forma de matar as saudades, com o retorno dos eventos presenciais.

Pró-reitora de Extensão em sua fala na abertura do evento, junto com equipe diretiva do campus

Em sua fala, a pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, utilizou de notícias publicadas nos portais da instituição que destacavam conquistas e prêmios do IFRS, como o Prêmio Mérito Extensionista, avaliação dos cursos, destaque de projetos em eventos nacionais e internacionais. “Todas essas ações iniciaram em eventos nos campi, como as mostras”, chamou a atenção.

A noite de abertura foi agraciada com o espetáculo da Banda do IFRS Campus Canoas, projeto de extensão de cunho artístico-musical que, desde 2011, tem oportunizado a estudantes, servidores e comunidade externa do Campus Canoas espaços diferenciados para a construção do conhecimento por meio do contato com a linguagem musical.

O tema da Mostra deste ano era  “Saberes, resistências e (re)significações do conhecimento”. Ainda, como momento de abertura, público presente no Centro Cultural pode ouvir a palestra: “Educar em um mundo em metamorfose: saberes, resistências e ressignificações”, com o professor da Unisinos, Rodrigo Manoel Dias da Silva, pedagogo, mestre e doutor em Ciências Sociais.

Apresentação da Banda IFRS Canoas

Ao longo do evento, além da exposição dos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, indissociabilidade, da 4ª Mostra Júnior, quem esteve no campus teve a oportunidade de participar de oficinas sobre diversas temáticas, demonstração de experimentos e prestigiar a Mostra de Arte, com exposições, apresentações musicais e oficinas. Também como um espaço especial dentro da Mostra, a Galeria Inclusiva, organizada pelos núcleos do campus (NAPNE, NEPGS e NEABI), proporcionou um espaço para conhecer a atuação do campus no que diz respeito às ações inclusivas, de diversidade de gênero e sexualidade, das identidades e relações étnicorraciais.

Na manhã de sábado, 19, como encerramento do evento, foram divulgados os trabalhos avaliados como destaque. Como já realizado em anos anteriores, os troféus que os premiados receberam foram produzidos por estudantes e bolsistas orientados pela professora de Artes, Viviane Diehl, tendo como matéria prima resíduos de diversos tipos de materiais.

A Mostra Técnica é uma oportunidade de divulgação do que é produzido na instituição durante o ano letivo, em especial em projetos de pesquisa, extensão, ensino e indissociabilidade. O evento deste ano teve a apresentação de mais de cem trabalhos, e a presença de mais de 400 estudantes e servidores nos espaços do Campus Feliz. Foram momentos para compartilhar experiências, apresentar talentos, aprender com a diversidade e refletir sobre a importância do respeito às diferenças. Foi também uma oportunidade para reencontros, abraços e integração.

Confira algumas imagens: