Mostra Técnica: conhecimentos compartilhados para uma Ciência Cidadã

Durante a 9ª Mostra Técnica do IFRS Campus Feliz, realizada de 17 a 19 de novembro de 2021, alunos do campus e de outras instituições puderam expor seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Este ano, o evento foi realizado de forma virtual e além da exposição dos trabalhos produzidos por estudantes e servidores, palestras, oficinas sobre diversas temáticas e momentos culturais integraram a programação.

Como falas de abertura, o público pode ouvir as palestras: “A Ciência e a educação em um mundo pós-pandemia”, com a Dra. Débora Foguel, professora da UFRJ e integrante da Academia Brasileira de Ciências; e “A ciência ancestral africana”, com a professora Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro, da UFBA. (Acesse aqui o link da transmissão)

O diretor-geral do Campus Feliz, professor Marcelo Lima Calixto, durante a abertura ressaltou que “o que me deixou muito impressionado positivamente foi o domínio dos nossos estudantes e das instituições que participaram, quando eram questionados a propriedade com que respondiam às perguntas. Isso reforça a nossa missão como educadores, como Instituto Federal junto às comunidades que conseguimos alcançar”.

Ao longo do evento, além da exposição dos trabalhos da Mostra e da 3ª Mostra Júnior, que agrega os projetos de estudantes de educação infantil e ensino fundamental, quem participou do evento encontrou oficinas sobre diversas temáticas e também pôde prestigiar momentos culturais, com as apresentações dos estudantes da Banda Maresia do Projeto Prelúdio do Campus Porto Alegre, da Banda Distrito 81 e do Grupo de Danças Alemãs de Feliz.

Após o encerramento do evento, o coordenador de pesquisa, pós-graduação e inovação do Campus Feliz, professor Vinicius Hartmann Ferreira, lembrou que  “quando ingressei como docente do campus em 2013, eu participei da segunda mostra técnica. Os momentos vividos nesse evento com o envolvimento dos servidores, dos estudantes e comunidade me marcaram e fizeram ver que a mostra é algo essencial e especial para o nosso campus. Em 2020, quando aceitei atuar como coordenador de pesquisa, tinha para mim que um dos grandes desafios seria dar continuidade à mostra técnica, mas veio a pandemia e tantas ideias que havíamos formulado foram modificadas, assim como a vida de todos nós. No início de 2021 realizamos a Galeria de Projetos, um evento virtual e interno que propiciou divulgar os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino. Mas a Galeria não era a Mostra”. Vinicius destacou também que os intensos trabalhos de uma comissão, dos estudantes, servidores, avaliadores e todos que participaram contribuíram para o sucesso do evento. “Hoje, com certeza, tenho muito claro que a mostra não é da comissão, não é do Vinicius, mas é do Campus Feliz e que junto, e tão importante quanto, o compartilhar acadêmico está o compartilhar com as pessoas. O importante na nossa Mostra Técnica sempre foi, é, e sempre será estar com as pessoas e, mesmo que de forma virtual, foi o que fizemos durante estes dias”, finaliza o professor.

O grande momento foi a divulgação dos trabalhos reconhecidos como destaques de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Mostra Júnior. Confira a relação dos destaques na 9ª Mostra Técnica do Campus Feliz: