Licenciaturas e as práticas docentes são abordadas na Semana Acadêmica dos cursos de Letras e Química

Durante as noites dos dias 23, 24 e 25 de setembro, estudantes, professores e profissionais das áreas de Letras e Química estiveram reunidos na 5ª Semana Acadêmica das Licenciaturas do Campus Feliz do IFRS. O evento tem como objetivo proporcionar discussões e vivências das práticas pedagógicas nas áreas dos cursos.

Na palestra de abertura, a discussão foi acerca da temática “Ser professor: desafios contemporâneos”, com a participação do professor Tiago Goulart, do IFRS Campus Bento Gonçalves. Na sua fala, o professor destaca que “escolher ser professor é uma escolha. O desafio pode ser tanto um problema como uma oportunidade e um incentivo”, trazendo experiências que são base da sua formação profissional.

No decorrer da semana, diversas oficinas e palestras foram oferecidas aos acadêmicos, discutindo teoria e prática da química e das letras, como também as experiências, dificuldades e práticas em sala de aula. Dessa forma, a atividade promove o intercâmbio de conhecimentos entre os estudantes e com profissionais oriundos de outras instituições, tais como UFSM, UFRGS, CORSAN e outros campi do IFRS.

O evento é realizado anualmente, previsto no calendário acadêmico da instituição. Através dessas atividades, os estudantes de ambos os cursos tem a oportunidade de apreenderem novos conceitos e propostas de ensino, que viabilizam o aprimoramento de suas experiências, tanto no âmbito da licenciatura, quanto no âmbito técnico-científico.