Lançado o Programa de Eficiência Energética do IFRS

Campus Porto Alegre foi palco na sexta-feira, 11 de agosto de 2023, do lançamento do Programa de Eficiência Energética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Servidores e gestores de todos os campi do Instituto e convidados externos lotaram o auditório Rui Cruse para acompanhar ações e objetivos que vêm sendo desenvolvidos rumo à eficiência e sustentabilidade da instituição.

As usinas fotovoltaicas, fonte de geração de energia e um dos pilares do programa, ganharam destaque com a apresentação do que já foi realizado, bem como dos próximos passos. Foram divulgados dados técnicos sobre economia de recursos e projeções para este e os próximos anos.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, salientou que o evento celebra a consolidação de uma importante iniciativa que começou em 2019, quando a instituição tinha o diagnóstico das dificuldades orçamentárias que se intensificavam, sendo necessário ter estratégias de sustentabilidade financeira, juntamente com o compromisso de proteção ao meio ambiente. Destacou que, além da geração de energia solar, o Programa prevê a redução de consumo de energia e de outros recursos, para diminuir custos. O valor economizado poderá ser revertido em mais bolsas de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes e possibilitar outras ações institucionais.

A implantação das usinas fotovoltaicas está ocorrendo em 16 campi do IFRS e deve ser finalizada em meados do próximo ano. Os investimentos chegarão a R$ 7 milhões, com recursos extraorçamentários da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e de emenda da bancada federal gaúcha de deputados e senadores. Estima-se que, no ano de 2024, o IFRS possa produzir 65% da energia que consome (tendo como base os dados do ano de 2022), com a expectativa de atingir uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão anuais (a depender do valor nominal da tarifa de energia, enquadramentos tarifários e da rotina de consumo de cada campus). Durante o evento, o Instituto entregou uma moção de agradecimento à bancada federal gaúcha, a qual foi recebida pela deputada federal Reginete Bispo.

O Programa de Eficiência Energética do IFRS é coordenado pela Pró-reitoria de Administração do IFRS, por meio da Diretoria de Projetos e Obras (DPO), e operacionalizado por um Grupo de Trabalho, com servidores da área de engenharia de diferentes campi.

Sobre as etapas de implantação

A primeira etapa contemplou a instalação de módulos fotovoltaicos nos telhados das edificações de nove unidades (Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Rolante, Rio Grande, Vacaria e Sertão), com 443,52 Kwp (quilowatt de potência de pico) instalados. Como resultado, no ano de 2022, o IFRS registrou redução de R$ 264,29 mil nas despesas com energia.

A segunda  etapa começou em 2022 e tem previsão de término em dezembro de 2023, contemplando a instalação de módulos com capacidade total de 1.050 Kpw nos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Osório, Vacaria e Veranópolis (este último gera economia para a Reitoria também). A economia estimada quando todas as usinas desta etapa estiverem em funcionamento é de cerca de R$ 650 mil no ano de 2023.

No Campus Feliz, a instalação contemplará 200 painéis que serão dispostos no telhado do ginásio do campus e no Bloco A. A previsão é de que as instalações iniciem nas próximas semanas.

Confira fotos do evento de lançamento