Laboratório de Química do IFRS Campus Feliz abre as portas para alunos das escolas da região

O Projeto de Extensão “Aprendendo na prática: Química dos Metais” está com inscrições abertas para as oficinas que integram o projeto. É uma oportunidade para os alunos externos do IFRS, realizar uma experiência prática no Laboratório do IFRS Campus Feliz. Serão oferecidas as seguintes oficinas:

Oficina 1:  Arte em Latão

Nessa oficina, em uma placa de latão, que se trata de uma liga cobre-zinco, será utilizada uma solução oxidante para acelerar o processo de oxidação e evidenciar um desenho escolhido pelo aluno. Serão abordados os conteúdo de reações químicas, metais, e mais especificamente, reações de oxirredução.

Requisitos e informações:

* A oficina tem duração aproximada de 1h30min e é recomendada para alunos do nono ano do ensino fundamental;

* A primeira turma será atendida na data: 27/06/2019, no turno da manhã;

Oficina 2: Pilha de Limão

Com um eletrólito a partir do suco de um limão, um cátodo e um ânodo de cobre e zinco será observada a geração de energia elétrica e a ddp da pilha formada. Será explicado o funcionamento de uma pilha, as reações de oxirredução e a diferença de potencial.

Requisitos e informações:

* A oficina tem duração aproximada de 1h30min e é destinada para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio;

* A primeira turma será atendida na data: 04/07/2019, no turno da manhã;

INSCRIÇÕES:

Professores interessados em participar com as suas turmas devem realizar a inscrição pelo formulário disponível no link https://forms.gle/2h4UKrwqScrocrSP8, no período de 20/05 a 31/05/2019.

Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. As atividades são desenvolvidas pela estudante de Engenharia Química Letícia Andrade, bolsista do projeto, sob a orientação da professora Cínthia Zimmer.

Fique atento(a)! No próximo semestre serão oferecidas as oficinas: anodização de um chaveiro de alumínio; banho de ouro em semijoias; galvanização por zincagem; bbservação de estruturas metálicas em um microscópio.