Inaugurada quadra poliesportiva do Campus Feliz

Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul passou a contar com uma quadra poliesportiva. O espaço, que será utilizado para a prática de educação física e para outras atividades esportivas ou artísticas, foi inaugurado na sexta-feira, dia 17 de dezembro de 2021.

Estudantes, servidores e autoridades participaram da cerimônia, que teve uma apresentação musical do aluno Guilherme Bohn Lorenzetti. Esteve presente o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Kedson Raul de Souza Lima, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Também participaram o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, o diretor-geral do Campus Feliz, Marcelo Lima Calixto, e o prefeito de Feliz, Sr. Clóvis Freiberger Júnior.

O diretor-geral do Campus Feliz, Marcelo Calixto, abriu as falas da solenidade, lembrando dos esforços em atender às demandas de Educação Física em locais externos do campus, especialmente no Parque Municipal de Feliz, devido à falta de um espaço adequado na unidade e agradecendo aos departamentos e pessoas envolvidas para a concretização da obra: “Hoje é um dia de alegria, de agradecimentos. Estamos inaugurando hoje a nossa quadra, no nosso campus que vem crescendo. Agora temos o nosso espaço, para ser usado pelos nossos alunos e para que possa ser aproveitado pela nossa comunidade”. O diretor também lembrou das ações realizadas durante os dois últimos anos: “Logo quando começou a pandemia, o IFRS, o Campus Feliz não parou, tivemos projetos que nossos alunos e servidores auxiliaram na produção de álcool nos nossos laboratórios, produziram máscaras juntamente com membros da comunidade. O Campus Feliz está aqui é porque essa comunidade quis que estivéssemos aqui e procuramos dentro das nossas possibilidades atingir esses objetivos. Essa aproximação é importante. Somos uma instituição gratuita, pública, que preza pela qualidade de ensino, mas acima de tudo, uma instituição de inclusão”.

Em sua fala, o prefeito municipal de Feliz, Júnior Freiberger, destacou a parceria da administração e do IFRS: “Se hoje estamos aqui diante desta obra e que tão importante é para o desenvolvimento educacional e esportivo dos nossos alunos, é que lá atrás pessoas plantaram a semente, se preocuparam e trabalharam”. O prefeito ainda reforçou que as boas relações são necessárias e que a preocupação com a educação é uma constante. “São vocês que colaboram na transformação e na evolução do nosso povo, mais do que da nossa Feliz, de toda região. Cabe aqui na qualidade de prefeito agradecer ao Instituto”, finalizou.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, celebrou o ato de inauguração e o simbolismo do evento: “Esse momento de hoje é feliz por vários motivos, feliz pelo reencontro, revendo colegas, pessoas que a gente não via fisicamente já há bastante tempo, poder saber da família; também é feliz por termos aqui um representante do Ministério da Educação, que reconhece nos mais de 600 campi espalhados pelo Brasil o poder da Rede Federal, de transformar a vida das pessoas para melhor; e o último motivo é para inaugurarmos essa quadra, bonita, que não vai ser só usado pros esportes, mas pra arte, pra cultura, pros debates, é um espaço democrático para ser usufruído por nossos estudantes, servidores e comunidade”.

Ao final da solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração.

Imagens da inauguração da quadra poliesportiva do Campus Feliz: