Início do conteúdo

Imigração africana no Brasil é tema de palestra no Campus Feliz


Na quinta-feira, dia 28 de março, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRS Campus Feliz promoveu palestra sobre Imigração africana no Brasil, com o economista Roberto Uebel, Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A palestra foi uma ação desenvolvida em alusão ao “Dia Internacional contra a discriminação racial”, celebrado em 21 de março.

Em sua apresentação, Roberto trouxe para a discussão a situação dos imigrantes africanos no Brasil, a partir dos anos 2000, suas motivações (especialmente econômicas) e trajetórias para chegada no país, como aspectos e dificuldades da inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

“Muitos imigrantes imaginaram que o Brasil era um Eldorado, que eles teriam emprego e condições sociais, mas não foi bem assim”, explica Roberto, relatando que muitos imigrantes acabaram se sujeitando a condições de trabalho adversas no Brasil e em áreas totalmente fora da sua atuação do seu país de origem. “Criaram esse sentimento de frustração depois do sentimento de sonho com a migração. Tiveram que lidar com o preconceito, o racismo, a língua portuguesa, a violência, o clima diferente, principalmente na região sul”.

Palestrante Roberto Uebel destacou em sua apresentação os principais grupos de imigrantes

Fim do conteúdo