IFRS seleciona estudantes para participar de concurso de redações Harvard

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar da seleção para o Concurso de Redações Harvard Book Prize 2023. Para isso, é necessário que estejam cursando o ensino médio no segundo ano (cursos com duração de três anos) ou o terceiro ano (cursos com duração de quatro anos). Quatro textos serão selecionados para representar o IFRS no concurso.

As redações devem ser encaminhadas em inglês e precisam ter no mínimo 750 e no máximo 1000 palavras. Precisam estar em formato A4 retrato, com letra de 12pt e espaçamento entre linhas de 1,5, além de outras especificidades que estão descritas no Edital Proex n° 20/2023.

Os textos devem abordar um destes três temas:

– Brazil: Current Challenges: Briefly describe a big challenge Brazil is facing today. How do you plan to contribute to address this challenge?

– A Discovery that changed my life: Can you think of a discovery or a great insight that really surprised and fascinated you and made you want to learn and study more? A book you read, a movie you watched, an experiment (in school, in your kitchen, in your garden), a conversation, a lecture? Briefly describe the discovery or insight and its impact on your studies and your life.

– My role model: Choose a public figure (not a relative or friend about whom no public information is available) who you regard as a role model. Your essay should address two questions: (1) Who is or was this person (major accomplishments)? And (2) What can I learn from him/her (why is he or she my role model)? You may choose a public figure from any field — arts, sports, popular culture, sciences, politician, business leader, activist, writer or other.

Redações que somente responderem parte das perguntas colocadas no tema perderão pontos na avaliação. Os estudantes cujos textos apresentarem um inglês perfeito poderão ser convocados para realização de entrevista em inglês com os membros do Comitê de Avaliação.

Os vencedores do Harvard Book Prize receberão um certificado identificando seu resultado e o livro-prêmio. Também terão seus nomes divulgados no Harvard Alumni Summit em novembro e nas redes sociais do HACB.

Os finalistas também receberão um certificado de menção honrosa identificando sua posição. Seus nomes serão incluídos no relatório final do Concurso.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 25 de julho de 2023, através do formulário eletrônico disponível no edital. Devem ser anexadas declaração de matrícula, com data prevista para o término do curso e a redação, conforme orientações constantes no edital. Os documentos devem estar em formato de arquivo .pdf.

Harvard Book Prize

O Harvard Book Prize é uma iniciativa voluntária da Associação de ex-alunos da Universidade de Harvard, Harvard Alumni Club of Brazil (HACB). O propósito do concurso é identificar alunos com interesse e potencial para estudar em Harvard ou em outra instituição do exterior. Vencedores do concurso serão incentivados a manter contato com o HACB, que fará um esforço para oferecer orientações para alunos interessados em se candidatar para um curso em Harvard ou em outra universidade dos Estados Unidos.