IFRS realiza evento de recepção aos estudantes

As aulas começaram há um mês, mas o evento de Recepção aos alunos foi realizado no dia 14 de março, reunindo estudantes e servidores com muita alegria, entusiasmo e integração. A atividade há quatro anos já faz parte do calendário do Campus Feliz do IFRS e foi realizada nos turnos da tarde e da noite no Centro Cultural da cidade.

O evento é pensado e executado não apenas para acolher e integrar os estudantes ingressantes aos cursos e ao Campus Feliz, mas também, informar e conscientizar acerca do potencial formativo que pode ser desenvolvido nos diferentes cursos. Durante os dois momentos, os alunos, tantos os calouros quanto os veteranos, conheceram melhor a instituição e participaram de momentos culturais.

Em sua fala de boas-vindas, o diretor-geral da unidade, Giovani Forgiarini Aiub, desejou que os alunos aproveitassem ao máximo o que a instituição tem a oferecer, já que não é toda cidade que tem um Instituto Federal, e que os processos de construção de conhecimentos e sentimentos também contribuam para a construção de uma identidade de fazer parte do IFRS.

Na sequência, os diretores de Administração e Planejamento, Vivian Treichel Giesel, e de Ensino, Eloir De Carli, apresentaram seus respectivos departamentos, explicando os setores que os integram e o que os estudantes podem encontrar e esperar destas áreas.

A coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alessandra Smaniotto, e a coordenadora de Extensão, Rossana Zott Enninger, apresentaram os departamentos que atuam e explicaram a possibilidade que os discentes têm de participar de projetos e bolsas em cada área. Os estudantes integrantes de projetos de pesquisa e extensão falaram sobre sua participação como bolsistas, do processo de seleção e o quanto isso acrescentou na sua formação pessoal e profissional durante o curso na instituição.

Além disso, os coordenadores de cada um dos 11 cursos ofertados pelo IFRS Campus Feliz, acompanhados pelos estudantes em nível médio, superior e de pós-graduação apresentaram um pouco sobre a área de atuação e do perfil profissional. Os estudantes puderam dar seu depoimento sobre as possibilidades e desafios encontrados durante sua formação, bem como da qualidade do ensino ofertada pelo IFRS.

A apresentação da biblioteca, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e da Assistência Estudantil também trouxeram diversas informações sobre procedimentos e benefícios encontrados em cada um dos setores.

O ponto alto da atividade, sem dúvida, foram as atrações culturais que encantaram e animaram todos os presentes no Centro Cultural. A declamação da professora Izandra Alves; o ritmo do Street Dance com Milene Back Juwer; a atividade sobre “Mulheres que nos movem e comovem”, da turma do 1º ano do Técnico em Química, acompanhados pela professora Izandra Alves numa bela apresentação musical; e a exibição dos curtas vencedores do 1º IFestival, “The Black Cat” e “Conto de Escola”.

O professor de educação física Iván da Silva Miguel fez todo mundo se mexer na atividade “IFRS Mova-se”, além de arrancar boas gargalhadas. E para brindar o evento e levantar o público, também fez sua apresentação a Banda Áudio Feliz, projeto de ensino coordenado pelo professor Cleonei Cenci, que tem a participação de alunos e servidores.