IFRS falando de química nas escolas

Na quarta-feira, dia 6 de novembro, a Escola Estadual Marquês do Herval, no município de Arroio Feliz, recebeu os integrantes do projeto de extensão do IFRS Campus Feliz “Aprendendo na prática: Química dos metais”. O atividade desenvolvida foi para aprender como se faz o processo de deposição de ouro em bijuterias.

O bolsista João Augusto Kops Simon, sob orientação da professora Cínthia Zimmer, ministrou uma oficina para 34 alunos do sétimo, oitavo e nono ano, os quais produziram seus próprios pingentes banhados a ouro.

A professora Cínthia relata que “no início da oficina, perguntei: Quem gosta de estudar química? E…ninguém levantou a mão… Ao final da oficina, perguntei novamente, e aí o sorriso da galerinha mostrou que vale a pena investir na divulgação da ciência, para aguçar futuros estudantes para as áreas de ciência e tecnologia”.

O projeto “Aprendendo na prática: Química dos metais” tem por objetivo desenvolver experimentos que envolvem o estudo da química em metais e divulgá-los para escolas que não tenham laboratórios, ou ainda, pessoas interessadas no assunto.