IFRS aprova Política de Prevenção e Combate ao Assédio

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é o primeiro Instituto a aprovar a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência. O documento foi avaliado pelo Conselho Superior (Consup) e está publicado na Resolução 042/2020.

A Política reúne princípios e objetivos que orientam a implantação de ações de prevenção e combate ao assédio na instituição. Por isso, é um documento para ser conhecido e seguido por toda a comunidade acadêmica. Estão previstos mecanismos de acolhimento, prevenção e resolução nos temas referentes ao assédio. As diretrizes contribuem também para implementar ferramentas de enfrentamento e encaminhamento adequado de ações que configuram assédio.

O documento foi construído por um grupo de trabalho (GT) composto por servidores de diferentes setores, por representantes discentes e de entidades externas. O GT começou a reunir-se em novembro de 2018. Neste ano de 2020, a minuta foi disponibilizada para contribuições da comunidade. Após os ajustes, a Política teve aprovação pelo Conselho Superior, sendo publicada na Resolução 42/2020.

Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck a política trata-se de um documento histórico e fundamental. “É um marco na nossa instituição. Não podemos tolerar assédios e nenhum tipo de violência.  Esta Política vem justamente para deixar tudo isso muito claro e apontar os caminhos institucionais para combatermos esse mal. Agora o desafio é colocar tudo isso em prática imediatamente”, conclui.

Acesse o documento

Veja mais em: