I Seminário de Gestão Escolar teve participação ativa da comunidade

Organizado pelo curso de Especialização em Gestão Escolar, o I Seminário de Gestão Escolar encerrou na sexta-feira, 27, com a participação ativa da comunidade escolar da região do Vale do Caí. Acadêmicos dos cursos de licenciatura do IFRS Campus Feliz, Gestores escolares, acadêmicos da pós-graduação e professores das diversas redes de ensino se encontraram para debater sobre o processo de Gestão Escolar e as possibilidades frente às dificuldades encontradas no espaço da escola.

A estudante do curso de especialização, Leonara dos Santos, comenta que realizar o evento “é um modo de reunir as pessoas para discutir sobre o curso. Gestão nas escolas é uma coisa nova e tem que ser trabalhada, a gente sabe que existe uma demanda muito grande pela formação de professores que se tornam gestores”.

“A gestão escolar tem sido um tema recorrente no que tange ao processo de organização da escola enquanto um espaço democrático e criativo. Diante disso, o curso de Especialização em Gestão Escolar do Campus Feliz, ao realizar o I Seminário de Gestão Escolar: desafios, vivências e possibilidades, buscou articular os saberes empíricos com os saberes acadêmicos, aproximando a instituição dos espaços escolares em prol de uma práxis educativa significativa”, salienta o professor Edson Camargo, coordenador do curso.

Intercalado com momentos culturais onde se apresentaram a Banda do IFRS Campus Feliz e também o Trio Dessotti, durante os dias 23 e 27 de abril, os participantes do seminário puderam conhecer as vivências cotidianas de gestores escolares em atuação nos ambientes educativos localizados no Vale do Caí, bem como problematizar as temáticas abordadas nas pesquisas realizadas por egressos do próprio curso, tudo isso com o objetivo de refletir sobre o processo de construção de uma gestão escolar democrática efetiva.