Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa CADE realiza evento sobre os desafios da Pesquisa em Arte nos IFs


O Grupo de Pesquisa Diálogos e Estudos em Arte e Cultura na Educação Profissional (CADE), vinculado ao Cnpq, que conta com professores da área de Arte do IFRS, IFSul e FURG, realizou no dia 14 de setembro seu I Simpósio. O grupo se propõe a refletir acerca das pesquisas sobre e com a área artística e cultural desenvolvidas nas instituições e por seus componentes.

O evento teve por objetivo apresentar as pesquisas realizadas pelos membros do grupo, tanto as vinculadas às instituições diretamente, através de fomento interno e/ou externo, quanto as decorrentes de capacitação em Programas de Pós-Graduação em nível de doutorado. Além disso, o evento pretendeu deixar claro que existe pesquisa em arte nas instituições federais e também demonstrar as peculiaridades dos estudos nessa área do conhecimento.

O título do simpósio foi “Cadê a pesquisa em/sobre/com arte nos IFs”. Participaram Coordenador de Pesquisa do IFRS Campus Feliz, professor Vinícius Hartmann Ferreira, e o Pró-Reitor de Pesquisa do IFSul, professor Vinícius Martins, que contribuíram com reflexões acerca dos desafios da área de Arte na rede federal.

No simpósio foram apresentados oito projetos de pesquisa do grupo Cadê, contando com a participação de oito bolsistas de pesquisa e 30 ouvintes inscritos de diversas localidades brasileiras. O encontro foi um momento de compartilhamento entre os pesquisadores acerca de seus estudos e suas dificuldades enquanto pesquisadores de Arte e significou um marco importante para a efetivação dos espaços nas instituições.

Devido ao êxito do evento, o grupo Cadê pretende torná-lo anual e ampliar a exposição das pesquisas para além dos membros, promovendo um debate mais ampliado. O grupo Cadê segue com as atividades de pesquisa, buscando manter o vínculo entre os pesquisadores de modo a criar confluências e trocas significativas.

O vídeo com a gravação do simpósio estará disponível no canal do YouTube do IFRS – Campus Feliz.

Fim do conteúdo