Estudantes e servidores poderão escolher futuros gestores do IFRS no dia 2 de outubro

Será realizada na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, das 9h às 21h, a consulta eleitoral para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS. Servidores ativos e alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação poderão votar.

As eleições ocorrerão em todas as unidades (Reitoria e 17 campi), e as listas de aptos a votar podem ser consultadas nos sites institucionais, nas páginas do processo eleitoral. Os locais de votação também já estão disponíveis na páginaNo Campus Feliz, será na sala D5 do Bloco D, ao lado do Ensino. A votação ocorrerá em cédulas de papel, conforme modelo que deve ser divulgado no site até o dia 30 de setembro.

A campanha eleitoral deve ser encerrada até as 22h do dia 30 de setembro, conforme o Regulamento do processo.

Na hora de votar

Para votar, é preciso apresentar documento oficial original com foto. Valem RG (Carteira de Identidade), Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão de Classe, crachá emitido pelo IFRS e Carteira de Identificação Estudantil (conhecida como “Documento do Estudante”).

Vale lembrar que o voto é secreto e nominal, assim cada um tem a liberdade de escolher o(a) candidato(a) que considera o(a) melhor para a instituição. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição.

O votante deverá escolher um candidato para o cargo de reitor e apenas um(a) candidato(a) dentre os concorrentes ao cargo de diretor(a)-geral de campus. Para fazer essa escolha, vale consultar os materiais de campanha de todos(as) os(as) candidatos(as), participar das atividades de campanha – como debates e conversas –, e mesmo enviar dúvidas para os (as) candidatos(as) pelos meios eletrônicos disponibilizados para a campanha.

Importante saber, refletir e agir*

Informe-se sobre os candidatos. Voto consciente é o melhor caminho.

Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você. Nestas eleições, encontre o candidato que melhor representa suas ideias. Porque votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro.

Sobre desinformação: Nem toda notícia é o que parece. Reflita sobre os interesses por trás da divulgação. Desconfie da linguagem alarmante. Não entre na pilha de teorias da conspiração.

*Todas as orientações são reproduzidas de campanha realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 (mais informações e materiais podem ser encontrados no site de campanhas publicitárias do TSE)

Sobre os resultados do processo eleitoral

O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. Melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.